A IMPORTÂNCIA DO PH PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO
Por: Amanda Freitas • 22/10/2018 • Trabalho acadêmico • 849 Palavras (4 Páginas) • 485 Visualizações
FACULDADE CLARETIANO REDE DE EDUCAÇÃO
Thiago José de Almeida Dutra
A IMPORTÂNCIA DO PH PARA O BOM
FUNCIONAMENTO DO CORPO HUMANO
UBERLÂNDIA-MINAS GERAIS
2018
INTRODUÇÃO
As biomoléculas possuem estruturas químicas e espaciais que determinam seu comportamento, assim como as funções que exercem dentro das células. Para que tudo funcione bem nesse sentido, essas biomoléculas precisam estar em condições ótimas de pH e temperatura. Este trabalho revela qual a importância do pH nas células, o objetivo dele é mostrar o quanto as biomoléculas necessitam de um pH ótimo e como ele se mantém equilibrado.
1.VALORES DE pH
O estado de equilíbrio constitui uma das características fundamentais dos seres vivos que é a homeostase. A homeostase é a capacidade do corpo para manter um equilíbrio estável a despeito das alterações exteriores. O pH também precisa estar em homeostase, ou seja, em equilíbrio ácido-base. Convencionou-se uma escala para os valores de pH baseados na dissociação da água. A água pura com pH 7 é considerada neutra; valores acima são considerados básicos ou alcalinos e valores abaixo são considerados ácidos. A escala inicia-se em 0 (extremamente ácido) e termina em 14 (extremamente básico). A água (H2O) é ionizada nos íons hidrogênio (H+) e hidroxila (OH-). Quando estes íons estão em proporções iguais, o pH é neutro 7,0. Quando há mais íons de H+ que íons OH- então é dito que a água é “ácida”. Se os íons OH- excedem em número os íons de H+ então é dito que a água é “alcalina”.
1.2. COMO O CORPO MANTÉM A HOMEOSTASE DO pH
O sistema tampão é um dos sistemas que ajudam o pH se manter em equilíbrio no corpo. É formado por um ácido ou base fraco, e um sal desse ácido ou base. Esse sistema é essencial à regulação do equilíbrio ácido-base, porque o metabolismo celular gera muito ácido como produto final, sob a forma de ácido carbônico. Quando um ácido se acumula em maior quantidade no organismo, é neutralizado no sangue, no líquido intersticial e no interior das células, em partes aproximadamente iguais, ou seja, 1/3 do ácido é neutralizado no sangue, 1/3 é neutralizado no líquido intersticial e 1/3 no líquido intracelular. O processo intracelular é mais lento e pode demorar cerca de duas horas, para compensar uma alteração. Todos os líquidos do organismo possuem sistemas tampão, para impedir alterações significativas da concentração do íon hidrogênio ou, em outras palavras, do pH. Os sistemas-tampão são baseados em diversos tipos de compostos conjugados, sendo um dos mais importantes o sistema-tampão fosfato, juntamente com o do carbonato.
...