PH do Corpo Humano
Por: Manuella Ribeiro Freitas • 10/6/2018 • Seminário • 2.528 Palavras (11 Páginas) • 427 Visualizações
Resumo:[pic 1]
O pH é o símbolo para a grandeza físico-química potencial hidrogeniônico, que sugere três modalidades: a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. A sigla pH que é Potencial Hidrogeniônico e versa na indicação dos níveis de acidez, a neutralidade ou a alcalinidade em um meio. Trata se de uma característica de todas as substâncias que pela concentração de íons de Hidrogênio (H+) são determinadas. Quanto menor o pH de uma substância, maior será a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. A atuação de todos os sistemas tampão do organismo será da mesma forma que o sistema bicarbonato/ácido carbônico. Os rins também vão atuar no sistema tampão quando aumentarem a eliminação de bicarbonato ao invés do íon hidrogênio, restringindo a quantidade de bicarbonato no organismo, para conservar a relação do sistema tampão. A dieta é um dos desencadeadores das modificações nos níveis de pH no organismo humano. Alimentos processados influenciam para aumentar a acidez do pH ocorre uma espécie de intoxicação. Conclui-se, portanto, que o pH do corpo irá afetar toda a saúde do indivíduo, e um dos passos importantes que devem ser seguidos é tentar equilibra-lo assim manterá a saúde física, mental e emocional, sendo vital o equilíbrio de todo o organismo.
Palavras-chaves: Água, pH, Saúde, Doenças
ABSTRACT:
PH is the symbol for the physical-chemical potential hydrogenation potential, which suggests three modalities: the acidity, neutrality or alkalinity of an aqueous solution. The acronym pH is Hydrogenionic Potential and refers to the indication of the levels of acidity, neutrality or alkalinity in a medium. It is a characteristic of all the substances that by the concentration of Hydrogen ions (H +) are determined. The lower the pH of a substance, the higher the concentration of H + ions and the lower the concentration of OH- ions. The performance of all the body's buffer systems will be the same as the bicarbonate / carbonic acid system. The kidneys will also act in the buffer system when they increase the elimination of bicarbonate instead of the hydrogen ion, restricting the amount of bicarbonate in the body, to preserve the relation of the buffer system. Diet is one of the triggers of changes in pH levels in the human body. Processed foods influence to increase the acidity of the pH occurs a kind of intoxication. It is concluded, therefore, that the pH of the body will affect the whole health of the individual, and one of the important steps that must be followed is to try to balance it so it will maintain the physical, mental and emotional health, being vital the balance of the whole body.
Key words: Water, pH, Health, Diseases
SUMÁRIO:
1 INTRODUÇÃO. 4
2. DESENVOLVIMENTO 7
2.1 SISTEMA TAMPÃO 7
2.1.1 ACIDOSE E ALCALOSE 7
2.1.3 ALIMENTOS QUE AUMENTAM O PH E OUTROS QUE DIMINUEM 8
2.1.4 O PH E ÁGUA. 8
2.1.5 VALOR DO PH EM ALGUNS ÓRGÃOS DO CORPO 9
2.1.6 METABOLISMO 9
2.1.7 RELAÇÃO DO PH COM A ABSORÇÃO DE MEDICAMENTOS 10
3. CONCLUSÃO. 11
4. REFERÊNCIAS. 12
1 INTRODUÇÃO.
O pH é o símbolo para a grandeza físico-química potencial hidrogeniônico, que sugere três modalidades: a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. Historicamente o termo pH foi embutido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen com o desígnio de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas ele trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima. O (p) vem do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o (H) é para o íon de hidrogênio (H+) (BOAVIDA, 2016).
A sigla pH que é Potencial Hidrogeniônico e versa na indicação dos níveis de acidez, a neutralidade ou a alcalinidade em um meio. Trata se de uma característica de todas as substâncias que pela concentração de íons de Hidrogênio (H+) são determinadas. Quanto menor o pH de uma substância, maior será a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH- (BOAVIDA, 2016).
Salienta-se portanto que quando o índice do pH varia conforme a temperatura e os componentes de cada substância e todo esse processo também acontece com o corpo humano, pois o pH modifica de acordo com a concentração de ácidos, metais, sais.
Para entender melhor as proporções do pH é necessário exemplificar que nas substâncias que são avaliadas como ácidas o valor de pH estará entre 0 e 7 e as alcalinas terá o seu índice está entre 7 e 14 (GOODMAN, et al, 2012).
No sangue humano o pH deve ser ligeiramente alcalino entre 7.35 a 7.45 e se estiver abaixo ou acima dessa faixa irão surgir sintomas e doenças que comprometem tal organismo. Assim, é possível elencar que quando um pH está em 7,0 ele será considerado neutro, abaixo de 7,0 ácido e acima de 7,0 alcalino (RANG; DALE, 2011).
Portanto, um organismo ácido pode acarretar consigo algumas alterações em seu equilíbrio tais como: Diminuição da capacidade de absorção mineral e nutrientes;
a nível celular a energia será diminuída, as células danificadas terá uma redução da capacidade de se reparar; ao serem exposto a metais pesados, a capacidade de desintoxicação será diminuída; as células cancerígenas terá um meio favorável a sua propagação; terá uma maior chances do corpo apresentar cansaço e doenças (BOAVIDA, 2016).
A acidose tornou-se comum no organismo humano e a responsabilidade é da dieta adotada por muitos, com índices elevados em ácidos derivados de animal, como carne, ovos e laticínios e muito baixa em meio alcalino que é originado por alimentos como frutas e legumes frescos. Além disso, são adicionados a dieta muitos alimentos processados como farinha branca e açúcar e bebidas como café e refrigerantes.
Assim, nessa produção textual será tratado acerca do pH humano através de alguns conceitos fundamentais.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 SISTEMA TAMPÃO
Ao falar sobre sistema tampão deve-se primeiramente trazer a tradução dessa palavra tampões que significa no original inglês "buffer", amortecedor. Esse sistema no corpo humano fará com que as substâncias limitem as variações do pH do sangue e demais líquidos orgânicos, mesmo que interaja com ácidos ou bases. E também tem-se que as substâncias dos tampões agem aos pares ou, menos comumente, em grupos, compondo um sistema protetor. A constituição do sistema tampão é formada por ácido fraco e o seu sal, com uma base forte (FAGUNDES, 2015).
...