Sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano; quais pHs encontramos em nosso organismo
Por: Cristiano Avila • 21/3/2019 • Trabalho acadêmico • 442 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
O potencial de hidrogênio iônico, apresentado pelo símbolo “pH”, foi criado por um químico que nasceu na Dinamarca, chamado de S.P.L. Sorensen, e serve para indicar o o grau de alcalinidade ou acidez de uma substância, onde a letra”p” origina-se da palavra em alemão “potenz” – poder de concentração – e “H” para íon de hidrogênio (H+).
A figura abaixo, apresenta a escala logarítmica do pH, onde cada escala é dez vezes maior que a anterior, ou seja, um pH de 3.0 é 10 vezes mais ácido que 4.0 e 100 vezes mais ácido que 5.0 e 1.000 vezes mais ácido que 6.0.
A água apresenta-se como o melhor solvente disponível existente, em que o pH é determinado por esta escala universal que possui graduação de 0 a 14, onde 7 é considerado ponto de neutralidade. Nesse sentido, quando a agua encontra-se a com o pH inferior a 7, ela está ácida, se igual a 7 está neutra e se superior a 7 está alcalina.
Em nosso organismo, na nossa corrente sanguínea, é possível encontrar pH’s variados sendo que isto está diretamente relacionado à nossa saúde. O pH ideal do sangue é considerado dentro da normalidade, entre 7,1 e7,5. Pequenas diferenças nesse Ph, pode reduzir o sistema imunológico e permitir um ambiente favorável para a criação de seres vivos como, fungos, bactérias ou vírus prejudiciais à saúde dos seres humanos. Com pH abaixo de 7, ou seja, pH ácido, estes seres encontram ambiente propícios à proliferação.
Sendo assim, nosso organismo está propenso a vários tipos de doenças cardíacas, fadigas crônicas, alergias, doenças virais ou causadas por fungos e bactérias.
O pH em seres humanos é regulado a partir da ingesta de alimentos em estado líquido ou sólido, ou seja, dependendo do tipo de alimento, o pH sanguíneo pode estar ácido, neutro ou alcalino. Por exemplo, os refrigerantes e vinhos possuem o pH em torno de 2,0; os fast food’s possuem valores de pH pr´ximos de 4,0. Do contrário, a maioria das frutas, verduras e legumes, possuem pH mais alcalinos, entre 8,0 e 10 na escala logarítmica.
Para manter os níveis de pH dentro dos valores alcalinos considerados ideias, o organismo extrai mineiras da água ingerida, quando os alimentos não suprem essa necessidade, sendo assim, o organismo precisa preservar a alcalinidade do sangue para manter-se saudável. Um sangue ácido, indica possibilidades de doenças.
Os sintomas que dão indícios de hiperacidez sanguínea são: fadiga, alterações da concentração, dores musculares, articulares, cálculos renais e biliares, assim como acidez digestiva.
Sendo assim, o pH sanguíneo estando abaixo dos índices de normalidades predispõe o organismo a qualquer tipo de doença. Para manter o nível de pH ideal, é preciso ingerir líquidos e alimentos levemente alcalinos.
...