Plano de Aula
Por: Tainá Koakoski Rigo • 29/6/2019 • Trabalho acadêmico • 570 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
[pic 1]
Disciplina: Metodologia de Ensino em Educação Física II
Professora : Rochele
Académica: Tainá Koakoski Rigo
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena
Ano/ Série: Nono ano
Conteúdo: Circuito trabalhando as capacidades físicas
Objetivo:
- Melhorar a aptidão física
- Trabalhar as capacidades físicas de velocidade, resistência, flexibilidade e força.
Materiais: Colchonete, cone, cronometro.
Metodologia: Saúde Renovada
Momentos Pedagógicos:
Primeira Parte: Recepcionar os alunos na sala de aula, explicar como irá ser o funcionamento da aula, quais atividades iremos fazer e explicar quais são as capacidades físicas e o motivo de serem importantes no nosso dia-a-dia e no mundo desportivo. E escolher 4 líderes, cada um ficará numa estação do circuito.
Segunda Parte:
A parte prática começará com uma atividade de aquecimento: Os aluno serão divididos em vários pontos da quadra, com o apito, os alunos deverão correr em direção para pegar os alunos da frente, a professora irá fazendo variações. Os alunos não poderão sair de cima da linha da quadra.
Terceira Parte:
O Circuito: Ele será montando com 4 estações, nessas estações haverá 2 atividades de cada capacidade. Os alunos irão ficar 1 minuto em cada atividade
FORÇA: É a força máxima ou nível de tensão que pode ser produzido por um grupo muscular. SAFRIT (1995)
Abdominal Infra: Os alunos terão que fazer abdominal infra, até atingir sua falha, se atingir antes do um minuto, o aluno deverá descansar e voltar fazer novamente.
Agachamento Isométrico e em movimento: Os alunos terão que fazer agachamento, 10 repetições e 15 segundos no isométrico.
VELOCIDADE: É a capacidade de realizar as ações vigorosas em um curto espaço de tempo. Essa capacidade só é utilizada, em geral, em atividades intervaladas, onde sempre há um intervalo entre cada ação. (DANTAS, 2003)
Velocidade de deslocamento: O aluno deverá dar tiros na distancia delimitada no menor tempo e o maior numero de vezes dentro do um minuto.
Suicida: O aluno deverá fazer a atividade do suicídio em menor tempo possível.
FLEXIBILIDADE: É a capacidade de realizar os movimentos articulares na maior amplitude possível sem que ocorram danos as articulações. Ela é específica para cada exercício, um exemplo são os movimentos das danças. DANTAS, 2003; FERNANDES FILHO et. al., 2007).
Voador: Com os membros superiores estendidos na altura do ombro, equilibrar-se em um pé só, realizando elevação unilateral de uma das pernas, ficando em uma posição de “avião”. Direcionar-se até a linha e após voltar de costas realizando o movimento.
...