Plano de Aula
Por: Rosantos • 29/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.460 Palavras (6 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1]
917104873 – Felipe Peixoto
917105664 – Jheniffer T. Marçoli
917107383 – Paloma Oliveira
917100282 – Rodrigo Santos
917106878 – Thaynara C. S. Barboza
917104333 – Thiago Lima Piffer
Turma: 6ºA – Memorial Noturno
Data da visita:
Professor:
IDENTIFICAÇÃO DO EQUIPAMENTO
Nome da Escola: CEU Jaçanã – Centro Educacional Unificado.
Endereço: R. Francisca Espósito Tonetti, 105 - 02276-010 - Jardim Guapira, São Paulo - SP |
E-mail: smeceujacana@prefeitura.sp.gov.br | Telefone: (11) 3397-3950 | Diretoria de Ensino: Jaçanã / Tremembé
Tipo de escola: Pública (municipal)
Nível de Escolaridade:
CEU CEI Jaçanã
CEU EMEI Jaçanã
CEU EMEF Jaçanã
ETEC Parque da Juventude
Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil): Polo Guapira
Infraestrutura:
Teatro CEU Jaçanã 400 lugares
1- Biblioteca
1- Telecentro
3 piscinas, 1 quadra coberta, 2 quadras descoberta, 1 sala de dança
O Bloco Didático do centro, tem capacidade para 2.600 alunos, possui Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). O CEI dispõe de sete salas de aula e dois berçários. Em sua inauguração, a EMEI tinha seis salas de aula e 16 professores e a EMEF atendia alunos dos ciclos I e II e abriga até 1.260 alunos.
No Bloco Esportivo e Cultural foi construída uma quadra poliesportiva coberta, com piso flexível flutuante. Esse tipo de piso tem revestimento de isopor, o que causa efeito amortecedor. A técnica é utilizada em quadras oficiais para minimizar o esforço dos músculos durante a prática de esportes. Há ainda quadra externa, sala de dança, vestiários, áreas para recreação, sala de ginástica e teatro com palco elisabetano (a plateia circunda três faces do palco), com capacidade para 420 lugares
GESTÃO DO CEU
[pic 2]
DIREÇÃO DA ESCOLA – Profa. Suzana – Coordenadora
Perguntamos a coordenadora da escola, Profa. Suzana, se possuíam um Projeto Político Pedagógico. De acordo com ela, a escola renomeou para “Plano Gestão”. Esse projeto já existe a algum tempo, onde ele é reformulado anualmente sendo discutido com a comunidade, a direção da escola e ouvido também pelos alunos.
Visto exposto, levam em consideração os seguintes aspectos:
- a eficiência do ensino-aprendizagem;
- seguir o currículo do estado (melhorando ano a ano com projetos, planos interdisciplinares) todos ligados ao plano gestão;
- prezar a interdisciplinaridade (onde o aluno enxergue a escola como um todo).
Foi indagado para com a direção da escola, qual a visão que tinham em relação à aplicação da Educação Física escolar e a resposta foi um tanto defensiva por parte da direção. Foi comentado que é pouco restrita a algumas atividades, onde existe uma resistência por parte do alunado para outras atividades. A orientação para os professores é seguir o currículo do estado e o plano gestor – PPP. Sempre, orientando o professor de educação física a procurar enxergar todos de uma forma mais humana e evolutiva, procurando dissolver e envolver a galera por meio da educação física.
Em relação a escola e seu redor, perguntamos se existe algum projeto junto à comunidade, pais e mestres. Com algumas ressalvas foi respondido que sim. Entretanto, envolver a comunidade é extremamente difícil. Utiliza-se feiras culturais, Agita São Paulo e Peças de teatro para envolver os pais. Mas, para projetos com atividades físicas, o envolvimento da comunidade (pais) é muito difícil. Existe um momento para discutir projetos para trazer a comunidade para perto da escola, mas infelizmente a participação do docente a nível de ideia é baixa.
PROFESSOR(A) DE SALA – Professor Tadeu 7º anos
Ao perguntar se os professores da escola seguem um planejamento pré-estabelecido e se elabora planos de aulas, o professor Tadeu respondeu com bastante estridência que todos os docentes da escola seguem o currículo do estado - plano de ensino, montando os seus planos de aula de acordo com a realidade da escola.
Quando foi perguntado quais contribuições a disciplina de Educação Física oferece, no seu olhar de educador físico respondeu que tudo! A interação com pessoas ajuda no desenvolvimento, trazendo condições de vida melhores para atuar na sociedade. No ambiente escolar, é uma disciplina que se integra com as demais sendo multidisciplinar (prof. deu um exemplo onde usou a atividade física na educação infantil utilizando jogos de matemática com a educação física e geografia, mas com a ressalva da estrutura da escola e com apoio dos demais colegas docentes).
PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA – Professor Tadeu 7º anos
Questionamos a educação física em suas especialidades e qual é o papel da Educação Física escolar como conteúdo programático. O professor Tadeu ressaltou que papel fundamental é foco no aluno, onde antes era conhecida pela sociedade como uma aula para distrair e brincar, hoje mostramos ao alunado que ele deve e pode interagir com os demais colegas, mostrando a arte do movimento do corpo desenvolvendo suas capacidades físicas fundamentadas no currículo do estado.
Pegamos o gancho do papel da educação física escolar e perguntamos se o professor tem um planejamento e segue planos de aulas previamente elaborados. Ele respondeu que segue o Planejamento anual (plano de ensino) e bimestral (plano de aula, sendo ele flexível), onde são executadas em modalidades esportivas sendo práticas e teóricas. Entretanto, algumas vezes não segue o planejado em virtude dos alunos, pois não existe uma correspondência assertiva por parte dos alunados. Na escola consta uma sala a parte que contam com pebolim, tênis de mesa e uma mesa para jogos de tabuleiro (quando o aluno não está afim de fazer a aula pratica, mesmo com as condições climáticas sendo favorável, essa sala fica disponível para uso). Foi percebido nesse momento que este professor tem muita dificuldade com os seus alunos.
...