Plano de aula - Educação Física
Por: CarlaSr.L • 18/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 294 Visualizações
Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo
Curso: Educação Física - Licenciatura
Disciplina: Metodologia de Ensino do Basquetebol e do Voleibol
Professor: Macário Secco
PLANO DE AULA LÚDICO / BASQUETE
Aluna do 3º período:
- ESGR 211896, Amanda Santos Macedo
- ESGR 210593, Carla Moreira Sinhorelli
- ESGR 210475, Daiana Manduca da Silva
- ESGR 211398, Daniel Machado
- ESGR 211936, Romulo Crevelari
Cachoeiro de Itapemirim – ES
Maio/2018
Amanda Santos Macedo
Carla Moreira Sinhorelli
Daiana Manduca da Silva
Daniel Machado
Romulo Crevelari
PLANO DE AULA LÚDICO / BASQUETE
Trabalho referente a disciplina Metodologia de Ensino do Basquetebol e do Voleibol apresentada ao Curso de Educação Física - Licenciatura do Centro Universitário São Camilo, orientado pela Prof. Macário Secco, como requisito parcial para obtenção de pontuação na disciplina.
Cachoeiro de Itapemirim – ES
Maio/2018
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................................03
Plano de aula......................................................................................................04
Conclusão..........................................................................................................07
Referências bibliográficas..................................................................................08
INTRODUÇÃO
As atividades propostas na aula de educação física, de caráter recreativo mostram-se como uma ferramenta de grande importância ao que tange o desenvolvimento do aluno dentro e fora do âmbito escolar, uma vez que os saberes adquiridos são expressados de forma social, principalmente os motores cognitivos.
Aliada a recreação o professor deve fazer uso do aspecto lúdico como forma atenuada de se obter a iniciação a uma modalidade, no caso deste, o basquete, podendo proporcionar aos alunos através de brincadeiras, melhorias significativas ao que discerne as vias motoras e cognitivas.
“Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito” (Declaração Universal dos Direitos da Criança, artigo 7º).
.
PLANO DE AULA
Professores: Amanda Santos Macedo, Carla Moreira Sinhorelli, Daiana Manduca da Silva, Daniel Machado e Romulo Crevelari
Disciplina: Educação Física
Nome da escola: E.E.E.F.M. Presidente Lüebke
Período: Ensino Infantil. - Faixa etária: 4 a 6 anos
Turma: A
Carga horária: 1 aula de 50 minutos
Conteúdo: Iniciação lúdica aos fundamentos de drible e passe no Basquete
Objetivos:
Objetivos de ensino
- Ensinar a prática do basquete
- Possibilitar a vivência recreativa
- Estimular a interação social
Objetivos de aprendizagem
- Aprender a prática do basquete
- Vivenciar os fundamentos de drible e passe através da recreação
- Interagir socialmente com os colegas
Metodologia: Aula prática, de caráter expositivo e dialogado, formada por uma sequência pedagógica constituída por 3 exercícios, sendo o último de caracterizado por um jogo recreativo lúdico.
Para fins educacionais, levando-se em consideração a faixa etária abordada se fará o uso de bolas de vôlei ao invés de bolas de basquete, por serem mais leves e atenderem perfeitamente a finalidade de “quicar”.
As atividades estarão dispostas da seguinte maneira em relação ao tempo: 15 minutos para o 1° exercício, 15 minutos para o 2º exercício e 20 minutos para o terceiro exercício.
Desenvolvimento:
1º Exercício: Formam-se 4 fileiras de aluno, sendo que o primeiro aluno de cada fila estará com a posse de uma bola de vôlei, a função dos alunos será percorrer uma distância de 14 metros (contemplando ida e volta) demarcada por cones, tentando quicar a bola, sendo que nesta fase será admitido que o aluno segure a bola quantas vezes se faça necessário, ao terminar o percurso a bola é passada para o próximo aluno da fila para que este realize o mesmo procedimento e assim consecutivamente. Este exercício visa contemplar de forma iniciante o que vem a ser o fundamento drible. Cada aluno realizará a atividade 2 vezes.
2º Exercício: Os alunos formando um único grupo e com a posse de uma única bola de vôlei, irão se dispersar por uma área determinada da quadra e irão quicar a bola, mais uma vez valendo-se do subterfugio de poder segurar a bola quantas vezes seja necessário e passa-las para um de seus colegas da forma que lhes for melhor, sem atrelar-se a nenhuma técnica do fundamento passe propriamente dito, enquanto correm pela quadra, sendo que a bola só pode ser repassada a outro colega após ser quicada, ou o equivalente a isto. Embora esse exercício não lide com uma competição, os alunos devem ser orientados a passar a bola a todos os seus colegas, numa trama de cooperativismo. Este exercício contempla novamente de forma iniciante o drible e o passe. Cada aluno deve conseguir a posse de bola ao menos 1 vez.
...