Portfólio Ergonomia Ginastica Laboral
Por: Juliana040919 • 22/10/2024 • Trabalho acadêmico • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 37 Visualizações
JULIANA SILVA CARDOSO RA:8048244
ERGONOMIA E GINÁSTICA LABRAL
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
2024
1) A Ergonomia possui um caráter multidisciplinar, analisando o trabalho de forma global. Baseado nisso, ela contempla três domínios relacionados com a execução da Tarefa. Descreva-os e diferencie estes domínios.
R: Ergonomia física: Consiste no domínio relacionado às características anatômicas do corpo humano, como as antropométricas, biomecânicas e fisiológicas em relação a prática do exercícios físicos. Tal domínio engloba categorias como postura laboral, manuseio de materiais, repetição de movimentos, distúrbios musculoesqueléticos ligados ao trabalho, segurança e saúde do trabalhador.
Ergonomia cognitiva: Consiste no domínio relacionado a abordagem de funções mentais, como memoria,raciocínio, percepção, respostas motoras e seus efeitos na relação com o restante da equipe e o do sistema da empresa. Esse domínio aborda o estudo do cansaço mental, carga horária, tomada de decisões, estresse ocupacional, relação com aparelhos e sistemas de informática além da relação profissionais com os demais indivíduos.
Ergonomia organizacional: Consiste no domínio relacionado a otimização dos sistemas sócio-tecnicos, abordando as estruturas de organização, processos e regras. Dentre os pontos de atenção estão o projeto de trabalho, a programação do trabalho em grupo, a organização do tempo no trabalho, a participação, cooperação, cultura organizacional, a rede de organização e gestão da qualidade.
Cada domínio apresenta suas particularidades, e dentre elas podemos diferenciar com base no foco de cada um. No caso da ergonomia física o mais foco são as atividades realizadas pelo corpo, já a cognitiva abrange atividades mais relacionadas a atividade cerebral e por fim a organizacional aborda uma parcel mais social e relacionada a capacidade de planejamento e organização de cada indivíduo e para com os demais.
2) Descreva sobre a História do Trabalho e sua relação com o Taylorismo.
R: Anteriormente ao modelo de produção conhecido como taylorismo, às fabricas e núcleos empregatícios tinham péssimas condições de trabalho, com ambientes sem higiene, barulhentos, cargas horárias exorbitantes, inúmeros acidentes e que visavam apenas o lucro e a produtividade sem se preocupar com a saúde e bem estar dos trabalhadores. Com o surgimento Taylorismo, criado em 1903 por Frederick Taylor, e com ele foram evidenciadas as primeiras técnicas de racionalização do trabalho e consequentemente as melhorias e estudos voltados para o bem estar do trabalhador.
3) Duas correntes se desenvolveram dentro da prática da Ergonomia. Descreva-as e cite em quais aspectos elas se diferenciam, dentro de uma análise ergonômica.
As correntes desenvolvidas dentro da prática da ergonomia são a Anglo-saxônica, originada de países de língua inglesa e que ficou conhecida como cognitiva e a Francofônica que como o próprio nome menciona originada por falantes do francês, que ficou conhecida como cognitiva. Ambas, apesar de distintas não se caracterizam como opostas, mas sim como complementares, tendo como diferença seus enfoques. Enquanto a ergonomia física tem como base abordar temas voltados para o trabalho em si, como ambiente, riscos para o trabalhador e função de trabalho, a ergonomia cognitiva visa abordar aspectos em relação a adaptação do trabalhador no sentido psicossocial e organizacional de forma ampla. No geral, enquanto uma foca nos aspectos de adaptação do trabalhador em relação com o ambiente, a outra foca na adaptação do trabalhador e suas funções e jornada de trabalho.
4) Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica do trabalho.
A ergonomia tem três pressupostos e suas respectivas importâncias que são os seguintes: -Interdisciplinaridade: caracteriza-se pela analise das condições de trabalho por meio de diversas perspectivas, podendo ser pela capacidade, limitação e outras características humanas, com o objetivo de adequar o trabalhador ideal para cada função e cargo visando garantir a melhor realização e qualidade do mesmo. Tal pressuposto recebe esse nome pela necessidade de inúmeras disciplinas e profissionais com conhecimentos variados que em conjunto possam abranger todos os aspectos envolvidos, para que seja fornecido o maior conforto, segurança, eficácia, saúde, jornada laboral e qualidade para o trabalhador e para empresa conforme o tipo de atividade realizada.
- Análise da situação real no trabalho: caracteriza-se pela necessidade de compreender o máximo possível sobre as funções e rotina realizada por cada trabalhador e que a mesma seja anualizada de forma crítica evidenciando as necessidades, dificuldades e maiores problemas enfrentados por cada trabalhador, para que assim possam ser propostas as melhores estratégias de solução a serem adotadas. Levando em conta os objetivos do empregador e o completo bem estar do trabalhador, para que em conjunto ambos possam ser favorecidos pela ergonomia laboral.
...