Portfolio fundamentos da educação
Por: Felipe Veiga • 2/5/2021 • Projeto de pesquisa • 427 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1]
Felipe Veiga
8024798
Fundamentos da Educação
Curso Educação Física licenciatura.
Portfólio
Trabalho apresentado ao Claretiano Centro Universitário para a disciplina_ Fundamentos da educação, ministrado pela professora: Maria Cecilia.
Batatais
2021
Aquiles.
A história de Aquiles citada no poema “A Ilíada” de Homero, se resume, à guerra entre gregos e troianos que, aconteceu em meados do século XII a.C.
Depois de dez anos tentando invadir Tróia, os gregos fingem desistir, presenteando os troianos com um grande cavalo de madeira onde dentro dele estavam escondidos os soldados gregos, possibilitando a entrada dos gregos em troia. Aquiles foi o melhor guerreiro desta guerra.
Quando era ainda bebê, sua mãe Tétis, mergulhou Aquiles no rio Estige após tê-lo mantido no fogo, num ritual que o tornou invulnerável, exceto seu calcanhar, por onde sua mãe o segurou. Peleu, seu pai, confiou sua criação e educação a Quirão, que era uma criatura homem-cavalo. A morte de Aquiles se deu por uma flechada mortal em seu calcanhar vulnerável. Embora a etimologia de seu nome não tenha sido esclarecida, podemos nos apoiar em duas possibilidades mais prováveis: “aquele cujo povo sente dor” e “aquele que assusta o exército”.
Na educação homérica, Aquiles é um dos heróis modelos para a educação do jovem grego, pois, nele estão entrelaçados os aspectos propostos pela educação homérica, tais como, honra, coragem e amizade. Sendo homem-herói bem educado como guerreiro, em certo momento, se depara com a necessidade de dispor sua bravura e técnica de guerreiro a serviço do rei, ou seja, em benefício de seus compatriotas e de seu Estado. Aspectos humanos bastante marcante se manifestam quando sua dor pela morte de seu amigo Pátroco se transforma em desejo de vingança contra o troiano Heitor. Mas, nele também encontramos características fabulosas, como, por exemplo, sua invulnerabilidade adquirida ao ser mergulhado no rio Estige, exceto, o seu calcanhar.
No contexto da educação homérica, características tipicamente humanas são relacionadas aos deuses, assim como, rituais religiosos e aspectos de divindade, são caracterizados também nos homens-heróis, pois, heróis e deuses são apresentados em nível de igualdade. Na educação homérica, o guerreiro é imortal, ainda que morra no campo de batalha. O herói Aquiles, tem a honra relacionada à morte, e não à felicidade, e é modelo para a ética homérica, na qual, cada homem deve, por méritos ou qualidades, exibir o conceito areté, ou seja, sua riqueza de virtudes e sua excelência.
Referencias:
CORRÊA, R. A.; KRATANOV, S. V. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Batatais: Claretiano, 2013.
Homero; A ilíada: século VIII a. C
...