Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas
Por: Sergio1l • 25/9/2021 • Projeto de pesquisa • 294 Palavras (2 Páginas) • 306 Visualizações
[pic 1]
SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA
RA. 8074184
Atividade de Portfólio Ciclo 2 da Disciplina de Práticas Corporais Não Convencionais e Alternativas, professora MS. Marciana Roberta de Oliveira.
Batatais
2020
Descrição da atividade
Baseado nos estudos das unidades indicadas, responda e as seguintes questões:
1) Qual a importância de se reconhecer que o corpo, historicamente, sempre passou por processos de censura e de repressão (política, social, religiosa, higiênica e por questão de gênero)?
R: O reconhecimento da censura ao corpo que foi, e é feita ainda, desde milênios através por motivos políticos, sociais, religiosos e higiênicos, é importante para entender a importância do corpo e de que como ele é uma ferramenta de liberdade. É comum que grupos específicos criem regras morais para cercear a liberdade das pessoas, uma forma de controle, e a censura ao corpo e a mente são os dois pilares mais fortes, impedindo que as pessoas tenham liberdade para decidir sobre si mesmas.
2) Como os autores mais modernos contribuíram para uma mudança na cultura corporal?
R: Como por exemplo, ao precursor Wilhelm Reich estão associados: a bioenergética, a terapia criada por ele, a qual visa o tratamento de doenças psicossomáticas, e a couraça muscular, que são as amarras musculares que criamos para nos proteger do mundo exterior e interior.
3) Como os princípios e os valores podem auxiliar no desenvolvimento da Educação Física Escolar?
R: Através do conceito podemos perceber que há um desenvolvimento que contribui para a formação dos indivíduos sendo eles, capazes de reconhecer e respeitar adquirindo autoconfiança, autoconhecimento e com uma facilidade de expressão maior. Percebemos, que os valores contribuem para que haja um engajamento total sendo um dos pontos de partidas para seguir vários caminhos ao longo da sua trajetória.
REFERENCIA
TERRA, J. D.; LORENZETTO, L. A. Práticas Corporais Alternativas. Batatais: Claretiano, 2013.
...