RESENHA GINASTICA PARA TODOS
Por: lucia251 • 3/5/2015 • Resenha • 461 Palavras (2 Páginas) • 2.186 Visualizações
Ginástica para todos: Perspectivas no contexto do lazer
A ginástica contemporânea segue determinados modelos e padrões baseados em moldes da ginástica europeia do século XIX. Na sociedade atual a concepção de ginástica foi se consolidando visando dois objetivos como a prática competitiva para aqueles que se sobressaem como ginastas e com finalidade estética praticada geralmente em academias onde por falta de recursos financeiros fica limitada a uma pequena parcela da população.
Entendendo a necessidade de desmitificar a ginástica como prática para elites a Ginástica para Todos é apontada como prática democrática no acesso a cultura corporal visando à promoção do lazer por meio de sua prática, porém esta modalidade requer compromisso do participante em relação à frequência nas sessões, criação de coreografia, participação em festivais, etc.
Uma das características da GPT é a ausência de competição apresenta atividades livres e criativas combinando atividades gímnicos com movimentos culturais como a dança, teatro, circo, folclore,dentre outros.
Possibilita a satisfação e divertimento pela própria atividade, permite o exercitar-se por prazer orientando para questões do lazer crítico, criativo e como direito social, tem como objetivos; proporcionar satisfação e divertimento pela própria atividade; favorece o desempenho coletivo respeitando as individualidades, desenvolve a criatividade, ludicidade, participação irrestrita. Embora mantenha o desenvolvimento de habilidades motoras ( não de forma tecnicista), leva-se em consideração o limite de cada participante proporcionando oportunidade para que um número maior de pessoas participem. Há somente a preocupação de apresentar em sua coreografia aspectos da cultura nacional, não há limites para sua execução quanto a sexo, idade ou quanto à utilização de elementos materiais, musicais ou coreográficos, tornando-se uma importante ferramenta da educação pelas múltiplas possibilidades de expressão, universalidade de gestos e facilidade de incorporação de processos formativos e educacionais. Embora a GPT tenha o propósito de recuperar a liberdade da arte da Ginástica e da expressividade, não pode ser vista somente como uma composição coreografada com o objetivo de ser apresentada em festivais, mas sim como uma atividade em constante processo de construção de um trabalho gmínico.
Pensando em como estruturar o trabalho, o professor ou coordenador do grupo pode utilizar este exemplo de como conduzir o aprendizado embora seja uma dentre as várias maneiras de estruturação da aula:
1º momento: integração do grupo (por meio de jogos, brincadeiras ou outras atividades lúdicas);
- 2º momento: apresentação do tema da aula (sendo as atividades de GPT tematizadas, podemos usufruir das relações).
com diversos temas propostos de acordo com os objetivos do grupo);
- 3º momento: aprendizagem e/ou desenvolvimento de elementos gímnicos: saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar, dentre outros; além do desenvolvimento de ritmo e coordenação de diferentes elementos;
- 4º momento: proposição de “tarefas” em pequenos grupos, de acordo com o tema, explorando diversas possibilidades. De movimentos, sem materiais e com
...