RESUMO - COEFICIENTE DE ASSOCIAÇÃO ENTRE PASSES CERTOS E PERCENTUAL DE ACERTO DE PASSES COM A CLASSIFICAÇÃO FINAL NO CAMPEONATO BRASILEIRO
Por: Kassius Oliveira • 20/6/2016 • Artigo • 348 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
ÁREA TEMÁTICA: TÁTICA
COEFICIENTE DE ASSOCIAÇÃO ENTRE O TOTAL DE PASSES CERTOS E O PERCENTUAL DE ACERTO DE PASSES COM A CLASSIFICAÇÃO FINAL NO CAMPEONATO BRASILEIRO 2015
Kassius Oliveira¹; Luan Marinho².
¹ Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Carangola, Brasil;
² Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil.
INTRODUÇÃO: No futebol, com o aperfeiçoamento dos meios e métodos de análise de jogo, treinadores e investigadores podem beneficiar-se dos conhecimentos que estas observações proporcionam (GARGANTA, 2001).
Com relação às analises, atualmente muito se discute sobre posse de bola e sua relação com o resultado dos jogos, essa pesquisa, entretanto, visa uma análise mais profunda, destacando o número de passes certos e o percentual de acerto de passes durante essa posse.
OBJETIVO: Verificar o coeficiente de associação entre o número total de passes certos e o percentual de acerto de passes das equipes do Campeonato Brasileiro de 2015 com a classificação final dessas equipes.
AMOSTRA: Foram utilizados os dados disponibilizados pelo portal FOOTSTATS, dos 380 jogos disputados no Campeonato Brasileiro de 2015.
MÉTODOS: Utilizou-se o coeficiente de correlação de Spearman para obter-se o coeficiente de associação entre as classificações de Total de Passes Certos e Percentual de Acerto de Passes no Campeonato Brasileiro de 2015 com a Classificação dessas equipes nessa mesma competição.
RESULTADOS: Constatou-se um alto nível de associação positiva entre a tabela classificativa de total de passes certos e a classificação final, com valor p=0,8902 e também constatou-se uma considerável associação positiva entre a tabela classificativa de percentual de acerto de passes e a classificação final, com valor p=0,7548.
CONCLUSÕES: Observou-se uma associação positiva tanto entre o número total de passes certos, quanto entre o percentual de acerto de passes com a classificação das equipes no Campeonato Brasileiro de 2015, ou seja, houve uma tendência significativa indicando que os times com melhores índices nesses quesitos, também caracterizaram-se como os times com melhores classificações finais. Sugere-se a realização de novos estudos, em outros campeonatos, para que se verifique se o constatado nessa pesquisa é realmente uma tendência, ou um padrão específico da competição analisada.
PALAVRAS-CHAVE: Campeonato Brasileiro; Passes Certos; Percentual de acerto de passes.
...