RESUMO: EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ADAPTADO: HISTÓRIA, AVANÇOS E RETROCESSOS EM RELAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA INTEGRAÇÃO/INCLUSÃO E PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXI
Por: Sairo Machado • 17/11/2017 • Abstract • 598 Palavras (3 Páginas) • 2.228 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
SAIRO MACHADO DOS SANTOS
RESUMO: EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ADAPTADO:
HISTÓRIA, AVANÇOS E RETROCESSOS EM RELAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA INTEGRAÇÃO/INCLUSÃO E PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXI
MACAPÁ
2017
SAIRO MACHADO DOS SANTOS
RESUMO: EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE ADAPTADO:
HISTÓRIA, AVANÇOS E RETROCESSOS EM RELAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA INTEGRAÇÃO/INCLUSÃO E PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXI
[pic 1]
MACAPÁ
2017
O artigo busca explicitar de forma sucinta a educação física voltada para os portadores de necessidades especiais, e para isso, faz uma pequena explanação sobre a história da educação física adaptada. O texto também fala sobre os esportes adaptados e o relaciona com os princípios filosóficos da integração e inclusão, e por fim, reflete sobre as perspectiva da educação física voltada para os portadores de necessidades especiais do século XXI.
O texto fala de como o surgiu a preocupação de se trabalhar a educação física adaptada. É explicado também, que essas atividades, denominadas ginástica médica, pois quem trabalha na área era o médico, tinham como principal objetivo prevenir doenças. Mostra também a necessidade de a educação física buscar uma visão diferente daquela que a tangia na época, influenciada pelo processo de industrialização, que era a de um corpo perfeito, eficiente e produtivo. Nesse contexto nasce a educação física adaptada no Brasil.
Outro ponto importante abordado no texto é no que se refere ao desporto adaptado. Conta sobre as duas correntes do desporto adaptado. A primeira com enfoque médico, o qual surgiu na Inglaterra, no Centro Nacional de Lesionados Medulares do Hospital de Stoke Mandeville, o qual tratava homens e mulheres do exército inglês feridos na segunda guerra mundial. A outra corrente tinha como enfoque principal a utilização do esporte como forma de inserção social. Ambos procurando a integração e reabilitação social do atleta.
Competições entre pessoas com necessidades especiais foram sendo promovidas, até a realização dos Jogos Paraolímpicos, a expressão máxima do desporto de alta competição entre as pessoas portadoras de deficiência.
No Brasil, o desporto adaptado se deu pela a iniciativa de Robson Sampaio e Sérgio Serafim Del Grande, que após um acidente ficaram deficientes físicos e foram buscar serviços de reabilitação nos Estados Unidos. Ao retornarem, Del Grande funda em 1959 o Clube Paraplégico de São Paulo.
Outro avanço relacionado às adaptadas é o desenvolvimento tecnológico na construção de próteses, cadeiras de rodas e outros materiais específicos para uso em jogos e atividades para esses fins.
É destacado o fato de que na educação física e no esporte adaptado não foram percebidas ações ou práticas que levassem as pessoas portadoras de deficiência a desenvolverem suas atividades entre pessoas que não fossem deficientes.
No que se refere à perspectiva da educação física voltada para portadores de necessidades especiais, o texto fala da necessidade de não desvincular a educação física geral da educação física adaptada, pois dentro de uma nova visão inclusiva e que não se refere apenas à deficientes físicos mas a todos os excluídos sociais, há a necessidade trabalhar no mesmo espaço e tempo com as crianças que possuem as mais diferentes formas de habilidades, capacidades, comportamentos e história de vida.
...