Teoria da educação física
Por: jocileia • 20/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 702 Palavras (3 Páginas) • 550 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
INTRODUCAO A HISTORIA E TEORIA DA EDUCACAO FISICA
JOCILEIA ANDRADE TORRES
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: LUIS FERNANDO CORREIA
VITÓRIA /ES
2014
Atividade.
A Lei nº 10.793, de 1º de dezembro de 2003, considera a Educação Física como componente curricular da Educação Básica, define a situação da Educação Física na escola e indica os itens que permitem sua facultatibilidade.
A partir do conhecimento desta lei e seus contextos, elabore um texto de, no máximo, duas laudas/páginas, indicando:
1) Qual concepção da área está implícita na lei?
2) O que você entende sobre os itens que permitem a facultatibilidade nas aulas de Educação Física? (Argumente, por exemplo, se os julga coerentes ou não, explicando o porquê).
3) Quais itens da lei você acredita que possam ser modificados?
Respostas
A disciplina de Educação Física na concepção da lei está sendo considerada a formação motora, porem a Educação Física vai além dessa dimensão, pois envolve também o grau de liberdade cognitiva, social e afetiva, e todas são importantes no processo de educação e formação do individuo, pois todas essas grandezas devem ser trabalhadas no processo de ensino dentro do ambiente escolar.
De acordo com a lei 10.793, de 1º de dezembro de 2003, a facultatibilidade de participar nas aulas de Educação Física são aos militares, aos trabalhadores, as pessoas com mais de trinta anos e as mulheres com prole, independente do turno em que estudam, na minha concepção é equivocada, pois todas as pessoas devem participar das aulas, independente de suas características físicas ou sociais, é direito de todos e bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, e cabe ao docente inseri-las nas aulas, estas devem ser inclusivas e permitir a participação de todos.
Esses itens colocam a educação física somente como uma atividade pratica e que promove cansaço e causam interpretações equivocadas, não concordo com a exclusão das pessoas com limitações físicas, pois é errado, sendo que na disciplina também devem ter aulas teóricas e todos podem participar das aulas, que é um direito de todos independentes de suas características físicas. Quem trabalha, já realiza outra atividade física também não precisaria participar das aulas, sendo que o objetivo da educação física não é somente a pratica, mais também o ensino de como podemos usar o corpo de maneira saudável e prazerosa. Esses itens de facultatibilidade permitem aos alunos fraudarem a lei colocando atestados médicos para a não realização as aulas.
A facultabilidade às aulas, ainda, aparenta estar fortemente atrelada à Educação
...