Trabalho: A Influência da mídia na atividade física
Por: Valdir Jr • 25/4/2022 • Projeto de pesquisa • 497 Palavras (2 Páginas) • 189 Visualizações
Texto avaliativo: A Influência da mídia na atividade física.
Diante dos estudos e informações que encontramos na própria mídia, hoje a afirmação é unanime, a mídia regula os padrões de comportamento de mulheres e homens e realizar o ideal de beleza tornou-se uma corrida do tempo, onde você pode fazer o seu melhor para atingir a perfeição e produzir consequências psicológicas nas pessoas e nas doenças. Dessa forma, mulheres e homens têm absorvido muitas informações em todos os sentidos, revistas, jornais, televisão, redes sociais, etc., mostrando sempre belos modelos e formas corporais perfeitas, e vendendo soluções e atalhos para alcançar esse “ideal”.
Nota-se atualmente que os veículos de comunicação tornaram-se uma ferramenta e uma grande vitrine, e a grande influência que ela aplica nas pessoas e na sociedade no que diz respeito ao consumo de produtos anunciados por ela.
A mídia em sua maioria têm produzido uma espécie de discurso que vem dizendo que beleza, saúde, força, e sucesso são indissociáveis e, sem esses elementos aplicados a nossas vidas, estamos seguindo a direção contraria do sucesso. Deste modo, cuidar do corpo em si, garante eles, é necessário ao bem-estar e à felicidade.
Como exemplo de atividade que está em alta, devido ao surgimento de vários novos adeptos, e que vem ganhando bastante destaque principalmente através das redes sociais e internet é o Fitdance e o Crossfit. Ambas são atividades que ganharam novos lugares de pratica e são atrativas pelo objetivo de ajudar na perda peso, ganhar condicionamento, e fugir dos exercícios rotineiros da musculação por exemplo.
Uma implicação positiva no trabalho da mídia na influência das pessoas, é o fato da conscientização, sobre a necessidade de estar atento aos cuidados com a saúde, a importância de combater o sedentarismo que é responsável por diversas complicações patológicas. O lado negativo é a venda de resultados “Instantâneos” e “modelos” do que seria um corpo saudável, com o tempo os indivíduos passam a ver que atingir esse patrão é praticamente impossível para ele, o que acaba desmotivando e o levando a estagnação, ou até mesmo a problemas de auto estima e problemas psicológicos.
O educador físico está cada vez mais conquistando novas tendências de atuação. Muito conhecido como um suporte nas academias, dando direcionamento inicial sobre os exercícios e hoje é um dos responsáveis não só por garantir o sucesso dos novos atletas, mas como eficiência nos diferentes tipos de objetivos que eles possuem.
Assim, podemos entender que esse tipo de profissão tem como atribuição principal garantir que uma ou mais pessoas tenham qualidade de vida em suas práticas de atividade física. E entender que ele precisa estar preparado sim. Porque em muitos casos, os alunos estão na busca por alguém que o oriente a ter acesso a saúde física e mental. É importante que o profissional tenha o senso de atentar seus alunos/clientes das “magicas” que a mídia mostra, que existem diversas formas de se alcançar um objetivos sem passam pela frustração, e adquirindo os benefícios da pratica da atividade física.
...