UM Estudo dirigido
Por: André Muñez • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 371 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
ETAPA 1
Em efetivo ao que estabelece a Lei Federal n° 9696, de 1° de Setembro de 1998, a CONFEF (Conselho Federal de Educação Física), tem elaborado significativas ações na visão do reconhecimento legal, da organização e da valorização social da profissão Educação Física que delimita a intervenção do profissional de Educação Física, suas competências e suas áreas de atuação profissional. O profissional de Educação Física é especialistas em varias atividades desportivas, recreativas, assim como preparo físico e exercício físico. Segundo a Lei n°9696/98, que regulamentou essa profissão, diz que para se ministrar, orientar, desenvolver, coordenar aulas de Educação Física é necessário que o profissional seja graduado em curso superior Educação Física (Licenciatura ou Bacharelado), e seja registrado no CONFEF/CREF, e deverá possuir a cédula de identidade profissional com suas intervenções profissionais nas dimensões do seu campo de atuação profissional.
ETAPA 2
- Quando ocorreu a divisão da formação em Licenciatura e Bacharelado?
Depois de longas discussões surgiu a resolução 03/87 criando assim o curso de bacharelado. Após um tempo de discussões, em 2004 ocorreu a divisão do curso de educação física.
- Porque houve a divisão?
Porque na década de 80 surgiram grupos privatistas (confef/cref) que idealizavam o campo não escolar como uma nova área de trabalho.
- Qual a diferença entre Licenciatura e Bacharelado?
Os profissionais formados em licenciatura podem trabalhar somente nas escolas, já os profissionais formados em bacharelado podem trabalhar em todas as áreas não escolares, tais como, clubes, academias e hotéis.
- O que é área formal?
É apenas a área escolar.
- Qual é a intervenção do profissional de Educação Física nesta área?
Pode atuar em todas as organizações ligadas ao sistema escolar, sejam elas publicas ou particulares.
- O que é área não formal?
Área não escolar.
- Quais são as intervenções do profissional de Educação Física nesta área?
Pode atuar em áreas não escolares, tais como: técnico de futebol, programas para terceira idade, professor em academias, clubes recreativos.
- O estudante de Educação Física pode ter as duas formações?
Sim, desde que o estudante depois de formado em alguma das áreas faça a quantidade de matérias suficiente para ganhar o titulo do próximo curso.
...