Ética Profissional no Atendimento em Domicílio
Por: aofd • 9/3/2018 • Trabalho acadêmico • 3.179 Palavras (13 Páginas) • 703 Visualizações
CENAR
CENTRO EDUCACIONAL DE NOVA ANDRADINA E REGIÃO
JOCIMARA NUNES MONTEIRO
Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Enfermagem
Disciplina: Ao cliente ao Estado Grave e Enfermagem Domiciliária.
Orientador: Carlos
NOVA ANDRADINA MS
26/09/2016
Sumário
1-Ética Profissional no Atendimento em Domicílio..................................03
2-Tipos de Sistema de Prestação de Cuidados a Saúde................03,04,05
3-Causas e Riscos de Acidente de Trabalho........................................05,06
4-Assistência de Enfermagem em Pacientes Terminais.....................06,07
5-Técnicas de Enfermagem no Preparo do Corpo Pós-Morte............07,08
6-Home Care.................................................................................................09
7-Treinamento Familiar para Cuidado Pós-Alta........................................10
8-Equipe multiprofissional..........................................................................11
9-Atribuições do Técnico de Enfermagem...........................................11,12
10-Conclusão...............................................................................................13
11-Referências Bibliográficas....................................................................14
Ética Profissional no Atendimento em Domicilio
A fase da escolha profissional deve ser permeada pela reflexão acerca da postura profissional. A escolha por uma profissão é livre, mas cumprir o conjunto de deveres profissionais para a ser obrigatório. Esse é o aspecto moral da chamada ÉTICA PROFISSIONAL, esta adesão voluntária a um conjunto de regras estabelecidas como sendo as mais adequadas para o seu exercício. Cabe ressaltar que todo profissional deve assumir sua responsabilidade. O fato de uma pessoa aceitar o primeiro emprego que lhe oferecem por precisar trabalhar e exercer atividade remunerada a quão não pretende seguir carreira não a isenta da responsabilidade de pertencer, mesmo que temporariamente, a uma classe profissional de enfermagem no domicílio do cliente não deve ser encarada como “bico” e sim como uma modalidade de assistência aqueles que precisam de ajuda.
Tipos de Sistema de Prestação de Cuidados a Saúde:
O sistema de prestação de cuidados á saúde e a enfermagem estão se adaptando rapidamente conforme mudam as necessidades e as expectativas da saúde da sociedade. A enfermagem que atende no domicílio deve especializar-se em:
Cuidado Intensivo: A Medicina Intensiva é uma área diferenciada e multidisciplinar das ciências médicas, que aborda especificamente a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doentes em condições fitopatológicas que ameaçam ou apresentam falência de uma ou mais funções vitais, mas que são potencialmente reversíveis. É por natureza multidisciplinar e tem por objetivo primordial suportar e recuperar funções vitais, de modo a criar condições para tratar a doença subjacente e, por essa via, proporcionar oportunidades para uma vida futura com qualidade.
Cuidado Coronariano: Uma artéria coronariana bloqueada pode levar a um ataque cardíaco. Para homens e mulheres, a doença arterial coronariana é uma das principais causas de morte. São três os objetivos primordiais do tratamento medicamentoso: Diminuir o trabalho cardíaco, adaptando, assim, o consumo de oxigênio à oferta limitada; melhorar a oferta de oxigênio e diminuir a coagulabilidade do sangue. Os betabloqueadores como o propranolol o atenolol ou o metoprolol cumprem eficazmente o primeiro objetivo. O segundo é obtido à custa dos vasodilatadores como o mononitrato ou o dinitrato de isosorbitol, além de bloqueadores dos canais de cálcio. A aspirina em baixas doses é o principal medicamento utilizado para reduzir a coagulabilidade (“afinar o sangue”). A heparina, um anticoagulante administrado por via venosa, é reservado aos casos de angina instável requerendo internação em unidade coronariana.
Cuidado Respiratório: em um hospital é responsável pela avaliação, pelo tratamento e pelo cuidado de pacientes com distúrbios respiratórios ou cardiopulmonares. Portanto, a equipe do SCR atua em várias áreas do hospital, incluindo os serviços cirúrgicos, o departamento de emergência (DE), a unidade de terapia intensiva, os laboratórios de cauterização cirúrgica e demais áreas vitais. Os profissionais de SCR envolvem-se em vários procedimentos fundamentais de assistência, diagnóstico e terapia, principalmente fornecendo suporte de curto ou longo prazo, dispensando medicamentos inalatórios, extraindo gases do sangue, gerenciando as condições pulmonares crônicas, auxiliando os pacientes com terapias respiratórias e administrando a ventilação mecânica.
Cuidado Oncológico: Quando a chance de remissão é remota, o objetivo passa a ser controlar a doença e seus sintomas, os cuidados paliativos consistem na abordagem para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, no enfrentamento de doenças que oferecem risco de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, tratando sintomas de ordem física, psicossocial e espiritual.
Cuidado Intensivo neonatal e pediátrico: O melhor meio de evitar infecção hospitalar dentro de uma UTI Neonatal e em todo hospital é a lavagem de mãos. Limitada aos profissionais do setor, médicos de outros setores, quando em consulta, fisioterapeutas, outros profissionais da equipe multidisciplinar, pais dos RN internados; Cuidados antes de entrar na unidade: ter unhas curtas; prender o cabelo, quando longo; retirar anéis, pulseiras, relógio, aliança. Após estes cuidados, realizar a lavagem das mãos.
Terapia Renal Substitutiva: A Terapia Renal Substitutiva visa substituir os rins que perderam sua função de filtrar as substancias tóxicas retidas no organismo e de eliminá-las por meio da urina. Há várias causas que podem afetar os rins e provocar perda permanente de sua função, instalando-se o que chamamos de “insuficiência renal crônica”.
Traumatismo: Os médicos costumam diagnosticar a existência de um traumatismo renal quando existem antecedentes evidentes de um impacto na região lombar ou quando detectam uma ferida aberta nessa zona. De qualquer forma, o mais importante é proceder a uma avaliação dos danos e das consequências do traumatismo, um ponto fundamental para se definir a adequada atuação terapêutica. Para isso, devem ser realizados exames radiológicos e ecografias e, em alguns casos, uma arteriografia ou uma tomografia axial computorizada. Por vezes, o paciente deve ser hospitalizado até que se obtenham os resultados dos exames, porque antes destes nem sempre se pode determinar com precisão a gravidade da situação.
...