A EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CONCIENTIZAÇÃO CORRETA E CONTINUA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
Por: 20071980 • 1/12/2021 • Relatório de pesquisa • 2.418 Palavras (10 Páginas) • 140 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Daniela Mª Ferreira Cabral
Elaine Cristina da Silva
Izabel Aguiar S. Sousa
Rosângela Muniz N. de Sousa
Rosilda de Souza S. Santos
Vagner Souza Costa.
A EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CONCIENTIZAÇÃO CORRETA E CONTINUA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS.
Caruaru – PE
2021
Daniela Mª Ferreira Cabral Mat.01382074, p. 10º “A”
Elaine Cristina da Silva Mat. 013823 “A”38 p. 10º
Izabel Aguiar S. Sousa Mat. 01394695, p. 10º “B”
Rosângela Muniz N. de Sousa Mat. 01345048, p. 8º “A”
Rosilda de Souza S. Santos Mat. 01384644, p. 10” A”
Vagner Souza Costa. Mat. 01394696 p. 10 “B”.
A EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CONCIENTIZAÇÃO CORRETA E CONTINUA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS.
Projeto de Intervenção para Conclusão do Estágio Supervisionado II apresentado à coordenação do curso de Enfermagem como requisito para obtenção parcial do Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Maurício de Nassau.
Orientadora: Msc. Ana Paula Lucas Mendonça Almeida
CARUARU -PE
2021
DEDICATÓRIA
(Não é obrigatório)
AGRADECIMENTOS
(Não é obrigatório)
EPÍGRAFE(S)
(Não é obrigatório)
RESUMO
Introdução: A higienização das mãos (HM) constitui uma ação simples, de impacto significativo e eficácia comprovada na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), sendo considerado excelente indicador de qualidade para segurança dos pacientes, é importante desenvolver ações que visem fomentar continuamente o conhecimento e a prática da Higienização da Mãos (HM), por meio de ações de educação continuada, na perspectiva de instrumentalizar o trabalhado de saúde, no sentido de evitar o adoecimento por exposição a riscos biológicos. Objetivo: Conscientizar os profissionais da equipe de enfermagem a executar de forma correta e continua a higienização das mãos. Metodologia: Resultados:
Sequência para elaboração do resumo.
Introdução
Objetivo
Metodologia
Resultados
Conclusão
Não esquecer as palavras chaves: 3 a 5 palavras. (Busca no DeCS – Descritores em Ciência da Saúde)
SUMÁRIO
A PAGINAÇÃO INICIA-SE PELA RESUMO
Paginação deverá está de acordo com os itens listados no texto.
1. APRESENTAÇÃO
Ver minuta.
O hospital Mestre Vitalino ....
2. INTRODUÇÃO
Fatos históricos marcaram a trajetória para a inserção da Higienização das Mãos (HM) nos serviços de saúde, com destaque para a observação realizada em 1847 pelo médico Ignaz Philipp Semmelweis, o qual relacionou a redução da mortalidade de parturientes ao fato dos profissionais de saúde utilizarem solução clorada para higienização prévia das mãos Mota et al. (2014).
Nessa perspectiva, Belela AASC (2017) “Traz que em 1854, durante a guerra da Criméia, Florence Nightingale reduziu as taxas de mortalidade com a adoção de medidas preventivas do tipo lavagem das mãos dos profissionais e higienização dos pacientes e das enfermarias”.
Destartando, que a redução destas cargas microbianas e a prevenção de transmissão dos mesmos tem-se a necessidade de forma imprescindível o ato de higienizar as mãos com água e sabão ou antisséptico, por meio da degermação, da lavagem simples e da antissepsia, como modalidades aplicadas à prática assistencial (World Health Organization WHO, 2009).
A higienização das mãos (HM) constitui uma ação simples, de impacto significativo e eficácia comprovada na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), sendo considerado excelente indicador de qualidade para segurança dos pacientes (Prado MF, HartmanTPS, Texeira Filho LA 2013).
Contemporaneamente, Grigoleto ARL et al. (2011) mostram ter sido elevado discursões voltados para a segurança do paciente no meio cientifico e assistencial, em virtude dos eventos adversos nas instituições hospitalares, é identificado taxas
...