A Eletrocardiograma
Por: Maicon Nunes • 21/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 4.574 Palavras (19 Páginas) • 355 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
MAICON LUANO GONÇALVES NUNES – B6040I - 2
MARAYSA CRISTINA ANTUNES – B75BDJ - 6
MARIANA TRINDADE – B8363G - 6
NATÁLIA MACHADO LIMA – B746DJ - 5
NAINE SILVA IUNES – B7612A - 0
ELETROENCEFALOGRAMA (EEG) e ELETROCARDIOGRAMA (ECG)
MAICON LUANO GONÇALVES NUNES – B6040I - 2
MARAYSA CRISTINA ANTUNES – B75BDJ - 6
MARIANA TRINDADE – B8363G - 6
NATÁLIA MACHADO LIMA – B746DJ - 5
NAINE SILVA IUNES – B7612A - 0
ELETROENCEFALOGRAMA (EEG) e ELETROCARDIOGRAMA (ECG)
Trabalho apresentado ao Curso de Biomedicina da Universidade Paulista – UNIP, como requisito para aprovação na disciplina de Atividade Práticas e Supervisionadas.
Orientador:
Dra. Graziele Ap. Chiuchi Garcia
RESUMO
O eletroencefalograma é um exame que está presente desde o nascimento, o mesmo pode ser útil em todas as idades, desde recém-nascidos até pacientes idosos. Sabe-se que o eletroencefalograma é o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo. Já o eletrocardiograma é um exame que registra a atividade elétrica e é usado para avaliar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, permitindo identificar arritmias cardíacas e distúrbios na condução elétrica.
Palavras-chave: Eletroencefalografia; Mapeamento cerebral; Cardiologia; Ritmos Cardíacos.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 6
2. ELETROENCEFALOGRAMA (EEG) 7
2.1. Princípios básicos das técnicas 7
3. APLICAÇÕES PRÁTICAS NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS 7
4. FATORES EXTERNOS DE INTERFERÊNCIA 8
4.1. Estado emocional 9
4.2. Medicamentos 9
4.3. Sexo 10
4.4. Hemisfério dominante 10
4.5. Tipos de alimento 10
5. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES DAS POPULAÇÕES: CRIANÇAS, ADULTOS E IDOSOS 10
5.1. Eletroencefalograma em Crianças 11
5.2. Eletroencefalograma em adultos 12
5.3. Eletroencefalograma em idosos 13
6. ELETROCARDIOGRAMA (ECG) 14
6.1. Princípios básicos das técnicas 14
7. APLICAÇÕES PRÁTICAS NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS 15
7.1. Freqüência cardíaca 16
7.2. A onda P 17
7.3. Complexo QRSA. 18
7.4. Seguimento ST 19
7.5. Onda T 19
7.6. Intervalo QT 19
7.7. Onda U 20
8. FATORES EXTERNOS DE INTERFERÊNCIA 21
9. CARACTERÍSTICAS PARTICULARES DAS POPULAÇÕES: CRIANÇAS, ADULTOS E IDOSOS. 21
CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado revela como é realizado o exame de eletroencefalograma e eletrocardiograma, enfatizando seus princípios básicos desde o começo do exame até seu término, aplicações básicas no diagnóstico de doenças, seus fatores externos de interferências e as a características das populações tais como crianças, adultos e idosos.
O eletroencefalograma é realizado através de eletrodos que são colocados no couro cabeludo, o registro desse exame detecta anormalidades diversas, que no caso, necessitará do acompanhamento de um neurologista, o qual também mostra-se presente durante toda a realização do exame.
Deve-se tomar cuidado com os fatores externos de interferência tais como o estado emocional do paciente, medicamentos, sexo, hemisfério dominante, e tipos de alimento, o qual pode alterar o resultado do exame, podendo assim comprometer o tratamento do paciente. O eletroencefalograma nas crianças possui diferença significativa ao comparado com o Eletroencefalograma em adultos e idosos.
O eletrocardiograma é realizado a partir de eletrodos que são colocados sobre a superfície da pele nos pulsos, nas faces Antero, na parede anterior do tórax, valorizando-se a região esquerda sobre a 4ª e 5ª costela, podendo identificar uma série de condições clínicas tais como elevada, tendo particular valor nas seguintes condições clínicas: hipertrofia atrial e ventricular; infarto do miocárdio; arritmias; pericardite; doenças sistêmicas que afetam o coração; efeitos de medicamentos com ação sobre o coração, entre outras arritmias.
Assim como no eletroencefalograma, no eletrocardiograma os fatores externos de interferência também podem modificar o resultado, tais fatores são problemas que variam desde a troca de eletrodos, artefatos, má posição do torax dos eletrodos, entre outras dificuldades.
O eletrocardiograma em crianças apresente certas desigualdades em relação aos adultos e idosos, podendo destacar diferenças na Onda T, no Intervalo QRS e no Intervalo PR.
ELETROENCEFALOGRAMA (EEG)
Princípios básicos das técnicas
O eletroencefalograma é realizado através da colocação de eletrodos no couro cabeludo, com o auxílio de uma pasta condutora que,
...