A Esquizofrenia
Por: Elenilda Araujo • 4/5/2015 • Projeto de pesquisa • 2.419 Palavras (10 Páginas) • 432 Visualizações
Governo do Distrito Federal
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Subsecretaria de Educação Básica
Diretoria de Educação Profissional
Centro de Educação Profissional de Saúde de Planaltina
GABRIEL ARAUJO E THESLEY FARIAS
DROGAS ILICITAS
Planaltina-DF
Março/2014
Governo do Distrito Federal
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Subsecretaria de Educação Básica
Diretoria de Educação Profissional
Centro de Educação Profissional de Saúde de Planaltina
GABRIEL ARAUJO E THESLEY FARIAS
DROGAS ILÍCITAS
Trabalho apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina TCC.
Planaltina - DF
Março/2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 04
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA 05
1.2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA 05
1.3 OBJETIVOS GERAL 05
1.3. Objetivo Específicos 05
2-RESUMO 07
3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 08 a 10
4- METODOLOGIA 11
5-CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
6-REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O abuso de drogas ilícitas vem se tornando um problema de saúde publica e segurança para o país. Há cada dia vem se aumentando o numero de usuários, que utilizam de substâncias pesadas que viciam desde a primeira vez. A dependência química nos dias de hoje corresponde a um assunto muito discutido, que deve ser tratado com conjunto de ações que possam possibilitar a melhora no tratamento quanto em termos de promoção e prevenção ao usuário de drogas ilícitas.
1.1 PROBLEMA DE PESQUISA
Existe uma crescente necessidade de meios, mecanismos do sistema da saúde voltados a diminuição ou erradicação (acabar) do uso de drogas, especialmente as ilícitas, tais como maconha, cocaína, crack, dentre outras. Dada a importância do tema, analisamos que desde a infância já existem casos de uso de drogas, seja por hereditariedade, por curiosidade ou até mesmo por influência, mas sabemos que isso pode acontecer em qualquer etapa da vida.
Este assunto não totalmente desconhecido o governo, da sociedade como um todo, contudo é, sem dúvidas, polêmico. Gostaríamos de descobrir qual a melhor forma para lhe dar com pessoas que dependem dessas drogas, e qual seria a melhor forma de tratamento para elas.
1.3 OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é avaliar por meios de levantamentos bibliográficos as consequências do uso de drogas ilícitas; identificar as principais causas do uso de drogas por faixa etária e pesquisar as consequências do uso crônico das principais drogas no corpo humano.
Este estudo foi realizado com usuários de múltiplas drogas, em fase de reabilitação frequentadores da casa de recuperação Caverna de Adulao, pacientes calmos, situados em tempo e espaço em que se entende de suas necessidades de recuperação.
2- RESUMO
Drogas é toda substância sintética ou natural que altera o funcionamento normal do organismo, que pode causar dependência ou consequentemente a morte. Drogas ilícitas são aquelas que a lei proíbe que sejam fabricadas, comercializadas, transportadas e usadas. Como exemplo: maconha, cocaína, crack dentre outras.
Embora existe muitas causas para o não uso de drogas, muitos jovens ainda experimentam drogas ilícitas mesmo que sejam por curiosidade ou até mesmo em troca de favores, por drogas ou dinheiro. A grande maioria dos usuários são do sexo masculino e de baixa renda, que não trabalham e nem concluíram o primeiro grau. Normalmente jovens solteiros mas que tenham família, que por conta da pressão dos grupos ou da turma acabam por experimentar e acaba se viciando , as vezes por curiosidade, imaturidade e/ou espírito de aventura.
Do ponto de vista cientifico as drogas ilícitas podem agir como depressoras do sistema nervoso central fazendo com que o cérebro funcione lentamente reduzindo as atividades motoras, como exemplo o crack; estimulantes causando aceleração dos neurônios, como exemplo a cocaína e perturbadoras do sistema nervoso
...