A Fisiologia Humana
Por: olsilmara • 8/2/2017 • Trabalho acadêmico • 3.567 Palavras (15 Páginas) • 1.070 Visualizações
[pic 1]
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
FLAVIO LEAL GOULART
1165511
PORTIFOLIO
[pic 2]
[pic 3]
CURITIBA
2016
Fisiologia Celular
1) As organelas estão no interior das células e são delimitadas por membranas formadas, principalmente, por lipídeos e proteínas e, dependendo do tipo, desempenham diferentes funções. Explique qual a principal função dos: ribossomos, retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, vesículas secretórias (grânulos secretórios), e mitocôndria.
- Ribossomos são responsáveis pela síntese de novas moléculas de proteínas na célula.
- Retículo endoplásmatico liso responsável pela síntese d substâncias lipídicas.
- Retículo endoplásmatico rugoso, responsável pela síntese proteica.
- Complexo de Golgi, processar substâncias secretadas pelo retículo endoplásmatico e transformá-las em lisossomos.
- Lisossomos responsável pela lise, ou seja, quebra de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados.
- Peroxissomos formar o peroxido de hidrogênio (H2O2), que tem como função oxidar substâncias tóxicas para célula.
- Vesículas secretórias (grânulos secretórios), secretar substâncias específicas.
- Mitocôndria tem a função produzir energia para célula através da síntese de ATP.
2) Por que razão existe diferença nas concentrações de íons e nutrientes entre o fluido intra e extracelular?
Em alguns casos substâncias que penetram na célula são utilizadas rapidamente como exemplo glicose e oxigênio fazendo com que sua concentração fique menos que a do meio externo. Em outra situação reações químicas que ocorre dentro da célula produzem novas substâncias, sendo assim uma maior concentração dentro da célula do que fora. Outro fator é a permeabilidade da membrana celular, onde algumas substâncias são permeáveis outras não, assim algumas entram e saim com facilidade das células diferenciando a concentração dentro e fora da célula.
3) São quatro tipos de transporte que ocorrem na membrana celular. Cite quais são e como funcionam.
- Difusão simples é o movimento contínuo das moléculas atreves dos poros da membrana celular, sendo um processo passivo, sem gasto de energia. Ex: água, gases, íons e moléculas pequenas
- Difusão Facilitada também é passivo, sem gasto de energia, porem necessita de uma proteína transportadora ou carregadora. Onde a molécula se acopla a proteína carregadora , que pertence a membrana e se desloca de um lado para o outro. Força motriz gradiente de concentração do soluto. Ex: glicose e aminoácidos.
- Osmose é transporte da água através de uma membrana semipermeável, onde a água passa de um meio menos concentrado de partículas para o mais concentrado. Considerado um processo passivo, pois a forca motriz é o gradiente de concentração da água.
- Transporte ativo faz o transporte de substâncias contra um gradiente de concentração. Considerado um processo ativo, pois ocorre gasto de energia e precisa de um carregador específico. Exemplos de transporte: íons cálcio, sódio e potássio (bomba de sódio e potássio), ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açúcares, aminoácidos.
04)Quais são os fatores que determinam o potencial de repouso nas membranas celulares?
- Gradiente de concentração dos íons sódio, potássio e cloreto ajudam determinar a voltagem do potencial da membrana.
- Grau de permeabilidade da membrana, o potencial da membrana será determinado pelo seu gradiente de concentração do sódio.
- A velocidade com que os íons atravessam a membrana é um fator que determina o potencial de membrana.
- A bomba de sódio e potássio é um transporte ativo, por ocorrer contra um gradiente de concentração, além de utilizar energia química armazenada na molécula de ATP. O fato da bomba de Na+-K+ ser existente na membrana de todas as células e fazer o transporte continuo de três íons sódio para fora e dois íons potássio para dentro da célula, gera um potencial negativo dentro da célula.
5) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma.
- Despolarização a célula quando esta em potencial de repouso, antes de iniciar o potencial de ação, usamos dizer que a célula está polarizada, após estimulo a membrana se torna permeável aos íons sódio, e devido a esta entrada de sódio que são íons carregados positivamente a polaridade é neutralizada, chegando a zero, ou uma inversão de cargas torna a célula positivamente carregada obtendo então a despolarização. A despolarização é caracterizada pelo fluxo de sódio.
- Repolarização: depois da polarização pelo aumento de sódio na membrana, os canais de sódio se fecham e de potássio se abrem, sendo assim a membrana fica permeável. Após a despolarização, ocorre um excesso de cargas positivas e com isso a difusão dos íons potássio para o exterior da célula, essa polaridade é restabelecida, tornando-a repolarizada.
- Hiperpolarização ou hiperpolarização tardia, consequência da atividade elevada da bomba de sódio e potássio. A bomba restabelece o equilíbrio, enviando sódio para fora e potássio para dentro da célula, ocasionando a hiperpolarização por pouco tempo, ate a bamba de sódio e potássio volte ao seu ritmo. do uma hiperpolarização que dura pouco tempo, até que a bomba de sódio e potássio volte ao seu ritmo normal.
Sistema Nervoso:
01)De acordo com os critérios morfológicos e funcional, como o sistema nervoso pode ser dividido?
Critérios morfológicos:
- Sistema nervoso central.
- Sistema nervoso periférico este por sua vez é subdivido em somático, autônomo.
Critérios funcional:
- Sistema nervoso somático.
- Sistema nervoso visceral
2) A organização do sistema nervoso (SN) pode ser classificada, morfológico e funcional, em três vias. Quais são estas vias? Explique cada uma.
...