A HUMANIZAÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO NORMAL
Por: Diego Tavares • 10/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.234 Palavras (5 Páginas) • 1.100 Visualizações
[pic 1]
MICHELE LIMA BELARMINO
A HUMANIZAÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO NORMAL
NITERÓI
2017
michele lima belarmino[pic 2][pic 3]
A HUMANIZAÇÃO E A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PARTO NORMAL
Projeto apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem da Instituição Anhanguera Educacional como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Enfermagem.
Orientador:
NITERÓI
2017
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 PROBLEMA 4
2. OBJETIVOS 4
2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 4
3. JUSTIFICATIVA 6
4. fundamentação teórica 7
5. REFERÊNCIAS 8
- INTRODUÇÃO
Esta pesquisa aborda sobre o tema “A humanização e a assistência de enfermagem ao parto normal”.
A assistência ao parto historicamente é de exclusividade feminina, pois apenas as parteiras realizavam essa prática. Embora não dominassem o conhecimento científico, sabe-se que as mesmas eram conhecidas na sociedade pelas suas experiências.
A partir do século XX, aproximadamente na década de 40, foi intensificada a hospitalização do parto, que permitiu a medicalização e controle do período gravídico puerperal e o parto como um processo natural, privativo e familiar, passou a ser vivenciado na esfera pública, em instituições de saúde com a presença de vários atores conduzindo este período.
O apoio emocional da parturiente é essencial para o bom desenvolvimento do trabalho de parto, é necessário o bem-estar físico e emocional da mulher, o que favorece a redução dos riscos e complicações. Para tanto, uma assistência humana e de qualidade, aliado ao apoio familiar durante a parturição, transformam o nascimento num momento único e especial, assim como é bastante importe o apoio emocional de um acompanhante de escolha do parturiente, esse apoio e extremamente importante, pois toda a tensão do parto e dividido entre o acompanhante e a parturiente.
PROBLEMA
Com o avanço na medicina quais os benefícios do parto humanizados?
- OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO
Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar sobre a Humanização e a Assistência de Enfermagem ao porto normal.
.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
Esta pesquisa tem por objetivos específicos:
- Definir a humanização e assistência a parturiente no parto normal;
- Esclarecer os cuidados de enfermagem a parturiente no pré-operatório e pós-operatório;
- Descrever os tipos de cuidados de enfermagem a parturiente.
- Descrever os benefícios do parto humanizado.
- JUSTIFICATIVA
A escolha deste tema sobre os cuidados de enfermagem A humanização e a assistência de enfermagem ao parto normal justifica-se pela necessidade em esclarecer que o enfermeiro equipado do conhecimento sobre o tema, incorporado ao conhecimento técnico-científico que lhe é recomendável, sendo capaz de distinguir as condutas necessárias para cada caso. O processo de Enfermagem é uma ferramenta valiosa no modo de executar a assistência auxiliando o agir do enfermeiro.
A gravidez e o parto são eventos sociais que integram a vivência reprodutiva de homens e mulheres. Este é um processo singular, uma experiência especial no universo da mulher e de seu parceiro, que envolve também suas famílias e a comunidade. A gestação, parto e puerpério constituem uma experiência humana das mais significativas, como forte potencial positivo e enriquecedora para todas que dela participam (BRASIL, 2001).
Não é apenas a qualidade técnica da assistência à gestação, ao parto e ao puerpério, evidenciada por altas taxas de mortalidade materna e perinatal, que deixa a desejar. Talvez ainda mais grave seja a indiscriminada e inexorável transformação do nascimento e parto em fenômeno patológico, totalmente medicalizado e, portanto, tratado, sem brechas para sua realização como evento existencial e psicológico para mãe e filho e social para a família e sociedade (VOLOCHKO, 2000).
Este quadro favorece ao resgate da humanização na assistência hospitalar em clínicas e áreas de atuação de enfermagem, a começar pela obstetrícia como uma alternativa para a valorização do paciente enquanto ser humano e para o atendimento de suas expectativas e necessidades. Sem dúvida o momento exige a convergência dos esforços preventivos da equipe de assistência materno-fetal de forma que a ajuda no momento do parto resulte num atendimento mais global e satisfatório para a saúde física e emocional do binômio mãe/filho, pois humanizando o nascimento estamos humanizando a vida (MALDONADO, 2000; SILVA, 1999).
...