A Humanização na Assistência
Por: gustavoft • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 748 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Campinas FAC 3
Enfermagem 10 ano
Profa . Claudia Candido
Humanização na Assistência
Alessandro Augusto Pereira RA 6479298096
Débora Pereira RA 6479298019
Lidiane Cristina da Silva RA 6814003913
Samantha Guerra Ribeiro RA 6655397301
Simone Ceccatto RA 6475312219
CAMPINAS 10 DE ABRIL DE 2013
Cuidar e Humanizar
Cuidar e Humanizar são duas palavras muito intensas e constantes na área da saúde. Cuidado humanizado é quando o profissional de enfermagem percebe o ser cuidado, como ser único, o cuidado é holístico. Cuidar é um ato humano de prestar uma assistência com qualidade dando uma resolutividade em relação a cada paciente. Protegendo, evitando sofrimento, preservando a humanidade, ajudando o mesmo a entender o que se passa com a seu corpo e como funciona o tratamento a que esta submetida.
Cuidar é um modo de ser, esta na natureza do ser humano, um ser que se relaciona, que troca experiências, que sabe vivenciar algo no presente, confortar o outro e que no futuro pode vivenciar algo parecido precisando de cuidados no momento. Humanizar é basicamente se tornar humano, dar condições humanas, ser bondoso. O cuidar e humanizar quando andam juntos, trazem um atendimento satisfatório e uma aproximação de relação entre o profissional e o paciente.
Podemos dizer que o cuidado provém desde a família até a enfermagem, se inicia no ventre até o último suspiro de vida. Por isso o profissional tem que se manter em equilíbrio para não se desestruturar emocionalmente em determinadas situações.
A profissão de enfermagem é baseada em muita teoria, objetividade e prática, os profissionais tem que se policiar para sempre dar a atenção necessária para o paciente, em vez de se focar somente a prática propriamente dita. As relações entre os profissionais e os pacientes tem que serem de uma forma ética, levando segurança e sigilo profissional.
O cuidado de enfermagem é um suporte para viver bem trazendo beneficio e não se esquecendo da liberdade e autonomia de todo paciente consciente em relação a sua saúde. Deste modo, prestar cuidados quer na dimensão pessoal, quer social são virtudes deverão respeitar as razões morais de cada cidadão, pois vivemos todos os momentos juntos, as dificuldades, dores, tristezas, alegrias, superações e descobertas.
São de suma importância ao conhecimento do enfermeiro os estudos sobre a humanidade, pois operaciona a vida e da sentido existencial ao cuidar e promove o pensamento critico. Por esta razão quando se pensa em modos de cuidar ou modelos de cuidado requer compreensão do sentido e do significado desse cuidado, não se tratando unicamente de um instrumento operacional para o trabalho.
Conclui se que podemos dar um cuidado humanizado para qualquer cidadão, pois todos tem o direito de receber este cuidado, mesmo que não tenha profissionais e material suficiente, dificuldades na estrutura da unidade, devemos nos focar na qualidade do atendimento em qualquer situação sempre prestando um atendimento diferenciado qualificado e humanizado.
...