A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO HUMANIZADO
Por: Cassia Romeiro • 22/1/2020 • Resenha • 394 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO HUMANIZADO
2
Patrícia Moreira dos Santos Daufemback 1
A humanização é um assunto tão importante na área da saúde que em 2003 foi lançado o , que representa a Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como objetivo melhorar o Sistema Único de Saúde. Segundo preconiza o Ministério da Saúde, é uma proposta para melhorar a qualidade das relações de trabalho na saúde, principalmente no que diz respeito à assistência á clientela. (BRASIL 2001 – Humaniza SUS), ou seja, a valorização dos processos de mudança dos sujeitos na produção de saúde.
Os profissionais da Radiologia têm um papel preponderante por ser uma profissão que busca atender o ser humano, considerando sua liberdade e dignidade, atuando na promoção da saúde, prevenção de enfermidades e no transcurso de doenças. Os profissionais que atuam no âmbito da urgência e emergência necessitam de habilidade e conhecimento teórico-prático para garantir um atendimento seguro e diminuir os riscos que ameaçam a vida do paciente, para isto devem realizar a humanização na saúde, o que nos dias atuais é um grande desafio para os profissionais.
Sendo assim, o que é Humanização? A Humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável. O processo de humanização implica a evolução do Homem, pois ele tenta aperfeiçoar as suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. Para cumprir essa tarefa, os indivíduos utilizam recursos e instrumentos como forma de auxílio. A comunicação é uma das ferramentas de grande importância na humanização.
Dessa forma, oferecer um atendimento de excelência é fundamental para melhorar o relacionamento com os pacientes e destacar-se diante de um mercado tão competitivo. Mais importante do que investir em tecnologia e sistemas de gestão de atendimento, é oferecer um atendimento humanizado.
Portanto, A humanização tem como objetivo possibilitar o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer indivíduo que simpatize sobre o tema da humanização.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2008
[pic 1]
1 Colégio Estadual Carlos Drumond de Andrade – Nova Tebas- Ensino Médio. E-mail: patti23mo@gmail.com
...