A SAÚDE E BULLYING NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÓTICA DOS ACADEMICOS DE ENFERMAGEM
Por: marimzs • 27/6/2022 • Trabalho acadêmico • 457 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
SAÚDE E BULLYING NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ÓTICA DOS ACADEMICOS DE ENFERMAGEM
Marianna Menezes da Silva¹, Ana Beatriz de Azevedo Queiroz², Larissa Angelsa Pires Soares Silva³, Talita do Couto Sardinha⁴.
INTRODUÇÃO: A atuação de profissionais de saúde no ambiente escolar visa promover a qualidade de vida dos adolescentes.
O bullying é considerado um problema de saúde pública e pode causar danos psicológicos afetando diretamente a saúde dos envolvidos.
Logo, a inserção de ações que ensinem sobre o bullying e promovam discussões nas escolas é imprescindível para formação de cidadãos capazes de avaliar criticamente questões que envolvam a saúde pública.
OBJETIVO: Avaliar, através da educação em saúde, o conhecimento de adolescentes em idade escolar acerca do tema "Saúde e Bullying".
METODOLOGIA: Pesquisa quantitativa e qualitativa, por relato de experiência obtida no projeto de extensão “Saúde Sexual e Reprodutiva dos Grupos Humanos-NUPESM/EEAN/UFRJ”, com discentes de enfermagem e obstetrícia no período letivo de 2018.2, na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório com a turma de 6° e 7° ano. Para avaliar o conhecimento dos escolares utilizamos questões que deveriam ser respondidas, que foram “O vocês sabem sobre o bullying?”, “Quais são os tipos de bullying?”, “Há alguma relação entre o bullying e a saúde?”, “Como o bullying pode prejudicar nossa saúde?”. As respostas foram recolhidas e após tabulamos os dados para verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre ambiente e saúde.
RESULTADOS: Houve a aplicação de perguntas relacionadas a temática exposta. Com isso, pôde ser avaliada a relação do conhecimento prévio dos adolescentes com conhecimento adquirido. Deste modo, foi observado que o grau de entendimento acerca dos assuntos que abordem bullying e saúde aumentou em relação ao demonstrado anteriormente no início do encontro.
CONCLUSÃO: Assim, é possível concluir que a experiência vivenciada pelos acadêmicos possibilitou a vinculação entre a tecnologia leve-dura adquirida nas disciplinas sobre saúde do escolar, com a prática desenvolvida.
CONTRIBUIÇÕES/ IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A educação em saúde é considerada um elemento chave para a promoção da saúde, visto que o ensino é de suma importância dentro de uma boa assistência em enfermagem, levando a equipe a desenvolver uma consciência crítica e reflexiva, sendo vital para a autonomia do enfermeiro.
DESCRITORES: Adolescentes, Educação em saúde, Bullying.
[1]
[1] Acadêmica de enfermagem, 5º período, bolsista do projeto de extensão “Saúde Sexual e Reprodutiva de Grupos Humanos”, Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN, marimzs17@gmail.com.
² Enfermeira, doutora em saúde da mulher, professora associada da Escola de Enfermagem Anna Nery/EEAN da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.
³ Acadêmica de enfermagem, 8º período, bolsista do projeto de extensão “Saúde Sexual e Reprodutiva de Grupos Humanos”, Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN.
4 Acadêmica de enfermagem, 6º período, bolsista do projeto de extensão “Saúde Sexual e Reprodutiva de Grupos Humanos”, Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN.
...