Amil e o Sistema de Assistência medica do Brasil
Por: Aline Labaki • 4/11/2018 • Artigo • 472 Palavras (2 Páginas) • 424 Visualizações
Amil e o Sistema de Assistencia medica do Brasil
Edson Bueno, presidente do conselho ac ionista da Amil, organização brasileira da área da saúde oferecendo serviços de saúde hospitalar, clinico e laboratorial com medicos da empresa e tercerizados.
Praticava a estrategia de integração vertical visando aumentar ganhos, porém diante das oportunidades do mercado para aquisições de empresas concorrentes foi necessário uma revisão nesta política uma vez que despezas extraordinarias com aquisições, demissões, consultorias poderia levar a Amil a grande risco fianaceiro.
Ficava claro que neste novo cenário uma reformulação geral desde processos a novos produtos e atendimento precisavam passar por melhorias.
O aumento no consumo de planos de saúde se deu em um cenário de crescimento da renda familiar com a geração de empregos, aumento na espectativa de vida da população, somado á péssima qualidade no atendimento publico SUS. Com isso as leis foram reforçadas e adaptada a esta nova realidade.
A empresa Amil em especifico foi fundada em 1972 por Edson Gopdoy Bueno, que após a aquisição de algumas clinicas, convidou o cardiologista Jorge Ferreira da Rocha para ajudar.
Com forte investimento em marketing o sucesso foi garantido. Piorneiros no atendimento aéreo no Brasil, em 1993 foram os primeiros também a oferecer cobertura internacional de atendimento.
A Dix Saude foi fundada em 1997 voltada a pequenas empresas, em 1999 criaram a Tatal Care, serviços voltados a prenvenção. Novas fusões foram acontecendo com empresas diagnosticas e em 2010 a Amil já era coniderada a maior operdora de saúde do país, voltada para a satisfação do empregado e do cliente e focada em saúde acessível.
A Amil abrangia planos corporativos e particulares, oferencedo serviços médicos e odontológicos segmentando cobertura e custo do plano de acordo com a renda familiar do cliente e concentrava-se nas principais capitais do país.
Os médicos também estavam ligados a diferentes formas de remuneração subdivida em niveis de atendimento.
Foi criado também uma estrategia para prevenção de doenças chamado PAQV (Programa Amil de Qualidade de Vida), nele beneficiários eram entrevistados e estratégias de prevenção foram criadas, pacientes com doeças propensas a se agravar foram tratados inicialmente evitando agravamento dos quadro clinicos, clinicas especializadas foram também criadas voltadas a interrupção do tabagismoe perda de peso. Um software também foi criado para registrar casos de pacientes graves evitando assim a repetição de exames. Redes credenciadas a Amil també foram negociadas aumento a abrangencia no atendimento em regiões distintas.
Diante da complexidade do setor também foi desenvolvida uam abordagem voltada a gestão de risco, sistemas e controles que se voltavam a identificação e monitoramento de efeitos adversos tomando medidas preventivas e corretivas sempre que necessario.
O risco de inadimplencia também era algo que preocupava, porém a lei o atendimento poderia ser suspendido em caso não pagamento da mensalidade em um dado período.
Em 2009 com o controle da Medial a Amil se consolidou como líder de mercado, co investimentos que seguiram sendo implementados.
...