BIOSSEGURANÇA EM SALÕES DE ESTÉTICA - DESCARTE DE MATERIAL BIOLÓGICO
Por: IngridsOrue • 8/1/2018 • Projeto de pesquisa • 698 Palavras (3 Páginas) • 453 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE UNIGRAN CAPITAL
INGRIDS DE SOUZA BAMBIL-RGM 032.1082
BIOSSEGURANÇA EM SALÕES DE ESTÉTICA
DESCARTE DE MATERIAL BIOLÓGICO
Campo Grande - MS
2015
[pic 3][pic 4]
FACULDADE UNIGRAN CAPITAL
INGRIDS DE SOUZA BAMBIL-RGM 032.1082
BIOSSEGURANÇA EM SALÕES DE ESTÉTICA
DESCARTE DE MATERIAL BIOLÓGICO
Trabalho apresentado a professora Janaína Michelle de Oliveira, para fins de nota parcial da disciplina de Microbiologia e Biossegurança.
Campo Grande - MS
2015
INTRODUÇÃO
Este trabaho foi realizado para mostrar as formas de biossegurança que deve se proceder em salões de estéticas, e principalmente como o material biológico é descartado, quais as medidas usadas para esse tipo de material. Veremos maneiras de prevenções higienicas que devem ser feitas para diminuir os riscos de doenças e outros males devido ao descuido em relação a esse tema.
A mídia tem trabalhado de maneira grandiosa na sociedade pelo ideal de beleza, fazendo com que grande parte da população procure pelos serviços de estética, podologia, manicure e pedicure realizados nos salões estéticos. Por sua vez, estes estabelecimentos às vezes oferecem tais procedimentos sem observarem os protocolos de biossegurança preconizados, não atentando para os riscos à saúde tanto dos clientes quanto dos profissionais inerentes a estas práticas. Porém, salões de beleza e clínicas de estéticas vem gradativamente aplicando as condutas de biossegurança, que tem por objetivo proteger a saúde dos individuos, pois o risco potencial de transmissão de micoses, viroses e principalmente de acidentes com instrumentais pérfuro-cortantes durante a realização de procedimentos de podologia, manicure, pedicure e estética, com eventual exposição a microorganismos patológicos como o vírus da AIDS (HIV), da HEPATITE B e HEPATITE C .
São necessário materiais de proteção individual, tais como:
Luvas – que promovem uma barreira mecanica para as mãos e para a pele do cliente.
Máscara facial descartável – para prevenir risco de respingo em mucosa oral e nasal.
Touca descartavél – Previne a contaminação por micro organismos até mesmo piolhos.
Jaleco – Para evitar respingos de material orgânico.
Calçados fechado – Para evitar secreções e respingos nos pés.
Proteção ocular – Para evitar que respingos de sangue ou secreções atinjam os olhos.
Antes e após executar um procedimentos deve-se ter o cuidado de sempre lavar as mãos e higieniza-las.
O procedimento de higienização dos materiais ocorre da seguinte maneira,
Limpeza – Deve- se remover os materias estranho como sujidades e matéria organica de superficies e objetos. Aplicação deve ser feita com água,detergente, ação mecanica, pode ter auxilio de esponjas, escovas, panos. Logo após a limpeza, ocorre a desinfeção.
Desinfecção – É realizado um procedimento quimico que destrói parcialmente os micro organismos. O alcool é utilizado tanto como desinfetante de superficies como anti septicos para a pele.
...