CLASSE MEDICAMENTOSA DA FARMACOLOGIA
Por: wanessa vetori • 27/10/2019 • Resenha • 988 Palavras (4 Páginas) • 522 Visualizações
Docente: Alline Curiel
Aluna: Wanessa Vetori de Oliveira Ra: 001201700252
Classes terapêuticas
Analgésico: são divididas em 2 grupos;
Narcóticos (fortes);
Também conhecidos como opióiode, agem a nível central o uso excessivo pode causar dependência.
São utilizados no tratamento de dores intensos
Sulfato de morfina (Dimorf, dolo moff)
Cloridrato de metodona (metadon)
Cloridrato de tramadol (timasen, tramal, tramadon, dorless)
Não narcóticos (fracos);
São Substâncias utilizadas p/ diminuir a dor, que age a nível periférico.
Utilizado p/ o tratamento de dores suaves e moderados
Dipirona (novalgina, magnopyrol, anador, maxiliv)
Paracetamol (tylenol, Dôrico, saridon, sedilax)
Ácido Acetilsalicílico (AAS, aspirina)
Que possuem também atividade antitérmica e anti-inflamatória
OBS: O ácido acetilsalicílico acima 1g, possui efeito anti-inflamatório dipirona possui efeitos antiespasmódico, cafeína potencializa o efeito analgésico e diminui a sonolência indicada eficácia do alivio da dor e desconforto de diversas causas, como enxaquecas, resfriado e gripe, outras dores de cabeça, dores nas costas, cólicas menstruais, dores musculares e dores associadas ao câncer.
Antipiréticos medicamentos utilizado p/ diminuição da temperatura corpórea
Também chamado de antipirético, antifebril ou febrífugo.
O medicamento antitérmico agem através da inibição enzima ciclooxigenase (COX).
Paracetamol, dipirona, AAS, ibuprofeno.
Indicação: febre, sintomas de gripe e resfriados.
Anti-inflamatórios apresentam 3 efeitos básicos: antipirético (abaixa a febre), analgésico (reduz a dor) e anti-inflamatório existem, basicamente, duas classes de anti-inflamatórios esteroidais contisionas
Dexametasona, hidrocortisona.
Não esteroidais (AINES)
Cataflan, piroxicam.
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINES) são uma das classes de medicamentos mais usadas no mundo.
Os AINES agem inibindo uma enzima chamada ciclooxigenase (COX) que produz outra chamada prostaglandina. São substâncias responsáveis pela inflamação e dor, porém, existem mais de um tipo de prostaglandina e ciclooxigenase, apresentando outras funções além de mediar processo inflamatório.
Como a inibição realização pelo anti-inflamatório é não seletivo, além de abortar a inflamação, ocorre também uma alteração nos efeitos benéficos dessas substâncias.
Riscos do uso de AINES
O risco de formação de gastrite e úlcera é uma das principais causas de hemorragia digestiva são contraindicados em pacientes com insuficiência renal hepatite medicamentoso.
Indicações
Lombalgia, mialgia, torcicolo, dor articular, (artralgia), inflamação da garganta, dor muscular, dor na perna, dor varicosa, contusão. Permitidos neproxeno, ibuprofeno, cetoprofeno.
Anti-hipertensivos
Medicamentos utilizados para controlar a pressão arterial que promovem a vasodilatação arterial e inibidores da conversão da ECA II e que promovem constuição (capitopril, linisopril, ramipril).
Bloqueadores dos receptores beta-adrenérgicos e causam diminuição dos impulsos simpáticos do encéfalo para o sistema circulatório periférico (pindolol, carvedilol, alenolol).
Classe de anti-hipertensivos disponível para uso clinico diuréticos.
Inibidores adrenérgicos
Ação central-agonista alfa 2 centrais
Betabloqueadores –bloqueador beta-adrenérgicos
Alfa bloqueadores-bloqueadores alfa-1 adrenérgico
Vasodilatadores diretos
Bloqueadores dos canais de cálcio
Inibidores de enzimas conversores da angiotensina
Bloqueadores do receptor AT, da angiotensina II
Inibidos da renina
Diuréticos mecanismos de ação anti-hipertensivos dos diuréticos se relaciona inicialmente ao seus efeitos diuréticos natriuréticos, com diminuição do volume extra celular. O volume circulamente praticamente se normaliza e há redução da resistência vascular periférica.
Principais reações adversas.
Hipopotassemia, por vezes acompanhada de hiperuricemia, que pode induzir arritmias ventriculares, e hiperuricemia o diuréticos também podem provocar intolerância à glicose, o risco do aparecimento da diabetes melito, além de promover o risco de triglicérides, esses efeitos em geral dependem de dose.
Inibidores adrenérgicos ação central:
Atuam estimulando os receptores alfa-2 adrenérgicos pré simpáticos nervoso central, reduzindo o tônus simpático, como fazem a alfametildopa, a clamídia e o guanabenzo e (ou) os inibidores dos receptores imidozolidínicos, como a moxomidina e a rilmenidina.
Reações adversas decorrentes da ação central, como sonolência, sedação, boca seca, fadiga, hipotensão, postural e disfunção sexual frequências é um pouco menor com os inibidores de receptores imidazolidinicos.
Antibióticos
Classe das drogas aminoglisídeos é um grupo de fármacos compostos de um grupo amino e grupo glicosídeo. Os medicamentos desta classe são bactérias, inibidores de síntese proteica das bactérias sensíveis.
Diversos aminoglicideos funcionam como antibiótico que são efetivos contra certos tipos de bactérias.
EX: Gentamicina ações terapêuticas: antibiótico sistêmico, tópico e oftálmico, indicações: tratamento de infecção ósseas, infecção em queimaduras, meningite, otite médica aguda, otite média crônica superada, pneumonia, septicemia, sinusite, infecções da pele e tecido mole e tecidos urinários, tratamento da endocardite bacterianas, e bleforite, conjutuite, foliculite, furuniculose, outras infecções bacterianas cutâneas.
...