COMO ASSISTIR A SAÚDE DA FAIXA ETÁRIA QUE SERÁ A MAIORIA EM POUCOS ANOS NO BRASIL?
Por: Patricia Advogada • 5/6/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 819 Palavras (4 Páginas) • 160 Visualizações
ATIVIDADE AVALIATIVA 1: Plataforma Teams
ARTIGO DA REVISTA DO COREN: TERCEIRA IDADE- COMO ASSISTIR A SAÚDE DA FAIXA ETÁRIA QUE SERÁ A MAIORIA EM POUCOS ANOS NO BRASIL?
Professora Adelaide – Gerontologia/Geriatria
NOMES: Audrey Ayusso / Bruna Aparecida da Costa Silva/ Edgard Demiti Júnior/ Patrícia Carmona.
Ao ler o Artigo da revista (pág: 34 a 39) dê o seu parecer juntamente com a opinião do grupo sobre os seguintes aspectos:
- Como dar uma boa assistência de enfermagem aos idosos nas Instituições de Longa Permanência (ILPI), tendo em vista que pouquíssimos profissionais são especialistas nessa área?
Primeiramente a educação constante deve ser um foco a ser buscado, pela especialização na área, com cursos de extensão (pós-graduação) e ainda cursos livres (aprimoramento), que proporcionará conhecimentos para o atendimento especializado, necessidade premente da assistência ao idoso.
Pela falta de diretrizes oficiais da assistência ao idoso, a gerência em conjunto com toda a equipe interdisciplinar deverá elaborar diversos POPs (procedimento operacional padrão) que garantirão o atendimento com método, padronização dos serviços, organização e direção.
A prioridade na Assistência Integral ao idoso, que deverá ser visto como um ser total, que tem necessidades, demandas e questões específicas (multifatoriais), com diversas atividades de lazer, culturais (poesia, música, teatro, filmes, séries), com respeito a sua dignidade humana (vida sexual, preferências pessoais), convivência com os outros idosos (sem dependência, média dependência e alta dependência).
O profissional da saúde deve ter paciência, manter diálogo constante, incentivar a independência, cuidados com a medicação, banhos e resguardar a intimidade. Não se deve retirar a individualidade do cliente, é necessária a padronização do serviço de saúde, mas não do ser humano assistido (atenção quanto a não aplicação de sermões, aspectos religiosos devem ser respeitados).
A pessoa institucionalizada, continua sendo um ser humano diverso, as diferenças precisam ser respeitadas e acolhidas pelos profissionais de saúde.
- Com o avanço da medicina e dos recursos, a melhora da qualidade de vida e consequentemente a longevidade, como vimos e lido à respeito. Dê sua opinião sobre o profissional de enfermagem. Você acha que esse profissional está preparado para dar a assistência necessária ao idoso, devido ao seu alto grau de complexidade?
Acredito que há a preocupação das Instituições de Saúde e dos profissionais de saúde quanto a complexidade do grau da assistência necessária ao idoso e assim, consequentemente, a busca pelo aperfeiçoamento e aprofundamento nessa área do conhecimento.
A partir desse ponto, há necessidade de disponibilizar recursos educacionais para que o profissional de saúde possa se especializar, garantindo uma melhor prestação de serviços ao idoso. Os empregadores desses profissionais devem inserir em suas diretrizes facilitar e proporcionar a oferta de cursos de especialização nessa área, pois tem responsabilidade na prestação de um serviço de qualidade. E o profissional por conseguinte, deve compreender que só a partir da educação de qualidade ele pode ofertar uma prestação de serviço de alta qualidade.
...