Causas das Úlceras Gástricas e Duodenais
Por: Marcia37 • 5/4/2016 • Relatório de pesquisa • 928 Palavras (4 Páginas) • 523 Visualizações
Uma úlcera gástrica é uma escavação que se forma na mucosa do estômago, no piloro (abertura entre o estômago e o duodeno), no duodeno (a primeira parte do intestino delgado) ou no esôfago. As Úlceras Gástricas e Duodenais ocorrem principalmente na mucosa gastroduodenal porque esse tecido não consegue suportar a ação digestiva do ácido gástrico (HCl) e da pepsina. A erosão é causada pela concentração aumentada ou atividade do ácido-pepsina, ou por resistência diminuída da mucosa. A mucosa lesionada não é capaz de secretar muco suficiente para atuar como uma barreira contra HCl . Os pacientes com doença da úlcera duodenal secretam mais ácido que o normal, enquanto aqueles com úlcera gástrica tendem a secretar os níveis de ácido normais ou diminuídos. A doença da úlcera gástrica ocorre com maior frequência nas mulheres entre 40 e 60 anos de idade.
Causas das Úlceras Gástricas e Duodenais
Antes, acreditava-se que a causa exclusiva destas doenças se dava por estresse e ansiedade. Hoje se sabe que a causa se da pela infecção bacteriana Gram-negativa Helicobacter pylori. Entretanto observa-se que as pessoas que estão tensas, ansiosas são mais acometidas pela doença isso por que o choque emocional leva a diminuição do fluxo sanguíneo na mucosa gástrica e ao refluxo do conteúdo duodenal para dentro do estômago. A secreção excessiva de HCl no estômago pode contribuir para a formação das úlceras gástricas, e o estresse pode estar associado à sua secreção aumentada. A ingestão de leite e bebidas cafeinadas, o tabagismo e o álcool também podem aumentar a secreção de HCl (ver gastrite). A tendência familiar também pode ser um fator predisponente significativo. O uso excessivo de anti-inflamatórios inibe a secreção do muco que protege a mucosa do estômago, ingestão de álcool e tabagismo excessivo também pode favorecer o surgimento das úlceras.
Sintomas das Úlceras Gástricas e Duodenais
- Dor abdominal (porção epigástrica, sensação de queimação), observa-se a melhora ou alivio da dor após ingestão alimentar, pois o alimento neutraliza o ácido, quando o estômago esvazia a dor retorna.
- Pirose (azia)
- Vômitos (alimentos não digeridos)
- Constipação ou diarreia com presença de sangue
Diagnostico de Úlceras Gástricas e Duodenais
Ao exame clinico o paciente pode apresentar dor abdominal a palpação devido hipersensibilidade epigástrica, dor abdominal. A endoscopia é o exame mais indicado, pois visualiza as alterações gastroduodenais.
Tratamento Úlceras Gástricas e Duodenais
No caso de se tratar de bactéria Helicobacter pylori o tratamento é o uso de antibiótico. Há o tratamento do controle da acidez gástrica com medicações. È importante alterar estilo de vida para o controle do estresse e ansiedade, nos casos mais avançados é indicado intervenção cirúrgica.
Como evitar as Úlceras Gástricas e Duodenais?
Evite a ingesta ou uso abusivo das seguintes substâncias:
- Café (cafeína)
- Alimentos muito quentes ou muito frios, esses extremos estimulam a secreção excessiva de ácido.
- Álcool
- Fumo
- Dieta rica em leite e creme (estimulam a secreção excessiva de ácido)
- Anti-inflamatórios
- Situações de estresse
- Estado de ansiedade
- Alimentos condimentados/temperados
- Alimentos irritantes
- Alimentos gordurosos
- Evite intervalo prolongado entre as refeições, ingerindo alimentos de 3 em 3 horas ou até 2 em 2 horas pequenas porções.
Leia também: 10 Dicas que Ajudam a Prevenir o Câncer
Diferença entre Gastrite e Úlceras Gástricas e Duodenais
Há dificuldade na diferenciação entre a Gastrite, a Úlceras Gástricas e Duodenais. O medico durante a avaliação e os exames seja ele físico ou endoscópico irá identificar. Sabe-se que a dor das úlceras ocorre normalmente 2 horas após alimentação de forma constritiva ou em queimação, com frequência acorda o paciente no meio da madrugada. Tomar antiácidos, alimentar-se ou vomitar frequentemente alivia a dor. Já na gastrite a dor é permanente e conforme a alimentação a dor pode se intensificar. Mais é verdade que as doenças são muito parecidas e só os exames poderá confirmar tal situação.
...