DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO DA REDE PÚBLICA À PESSOA IDOSA
Por: josias26 • 4/5/2018 • Trabalho acadêmico • 261 Palavras (2 Páginas) • 423 Visualizações
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Josias Pedro
DEFICIÊNCIA NO ATENDIMENTO DA REDE PÚBLICA À PESSOA IDOSA
BATATAIS
2018
Problema escolhido: Deficiência no atendimento da rede pública à pessoa idosa
Dimensão Humana diretamente ligada ao problema: biológico, pois está relacionado à insuficiência de profissional especializado na área da saúde, portando físico, com vistas ao atendimento médico a um determinado grupo de pessoas, no caso, idosa.
No nosso cotidiano observamos a grande demanda de pessoas idosas doentes, por vezes já acamadas, aguardando meses na fila do SUS por uma consulta com um profissional na área de geriatria, ou de um médico na área específica da saúde quando recomendado. Nesse contexto, podemos visualizar que a falta de acompanhamento e monitoramento de modo preventivo da saúde propicia o aumento e agravamento de moléstias na pessoa idosa.
É sabido que há programas que atua na prevenção da saúde da família, porém, insuficiente. O grupo de pessoas em discussão é um dos mais vulneráveis nesse sentido, pois, a maioria dos municípios brasileiros não dispõe na rede pública de saúde de médico geriatra, para um atendimento digno e justo, direcionado a essa clientela, que quando vem procurar o atendimento médico, seu estado de saúde já apresenta um quadro clínico complexo ou de difícil reversão.
Solução do problema: Contudo, já que a rede pública de saúde é deficiente num todo, seria de grande valia que as políticas públicas na área da saúde para o idoso, investissem de forma preventiva no oferecimento de médico geriatra, com deslocamento a residência, quando necessário, para um atendimento eficiente, com bons e produtivos resultados, proporcionando uma vida mais saudável e digna às pessoas idosas.
...