TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM RECÉM – NASCIDOS

Por:   •  11/3/2016  •  Resenha  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE

  1. Sobre o sistema nervoso: defina, diferencie e aponte as implicações dos SNC e SNP.

R- O sistema nervoso central (SNC) aquele que esta contida no interior do chamado “estojo axial’’ (canal vertebral), ou seja, o encéfalo e a medula espinhal, o SNC recebe, analisa e  entrega informação. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens.

Já o sistema nervoso periférico (SNP) aquele que é encontrado fora do deste estojo ósseo, que se relaciona com o esqueleto apendicular, sendo os nervos (axônios) e gânglios (formações de corpos neuronais ganglionares dispersas em região do corpo ou mesmo dispostos o longo da coluna vertebral), como os gânglios sensitivos. O SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas).

  1. Sobre o sistema nervoso autônomo: diferencie, explique e exemplifique sistema nervoso simpático e parassimpático.

R- O sistema nervoso simpático se organiza por uma das duas cadeias de gânglios simpáticos paravertebrais que são interconectadas com os nervos espinhais ao lado da coluna vertebral, dois gânglios pré- vertebrais e nervos que se estendem dos gânglios aos diferentes órgãos internos. Se originam na medula espinhal juntamente com os nervos espinhais entre os seguimentos T1 e L2, projetando - se  primeiro para a cadeia simpática e daí para os tecidos e órgãos que são estimulados pelos nervos simpáticos. Exemplos o coração recebe fibras nervosas simpáticas da porção cervical da cadeia simpática por que o coração se origina, embriologicamente, na região cervical do embrião antes de se colocar para o tórax.

Enquanto o sistema nervoso parassimpático as fibras parassimpáticas deixam o sistema nervoso central através dos nervos cranianos III, VII, IX e X ; fibras parassimpáticas adicionais deixam a parte mais inferior da medula espinhal através do segundo e terceiro nervos espinhais sacrais. Aproximadamente 75% de todas as fibras nervosas parassimpáticas estão no nervo vago, passando para todas as regiões torácicas e abdominais. Praticamente todos os órgãos internos se apresentam inervados por fibras nervosas constituintes do sistema nervoso parassimpático sendo extremamente diversificados os efeitos desencadeados pela sua entrada em ação. Como exemplos da sua atividade, pode-se mencionar o aumento da produção de lágrimas nas glândulas lacrimais, contração da pupila, produção de saliva clara e abundante, constrição dos brônquios e traquéia, bradicardia, armazenamento de glicogênio no fígado, secreção pancreática de insulina, aceleração dos processos digestivos e dos movimentos peristálticos, relaxamentos dos esfíncteres da bexiga e a estimulação dos órgãos sexuais.

Os olhos são controlados pelo sistema nervoso autônomo. Elas são a abertura das pupilas e o foco de cristalino.  

  1. Descreva detalhadamente o ciclo cardíaco.

R- Cada ciclo é indicado pela geração espontânea de potencial de ação no modo sinusal. Este modo esta situado na parede lateral superior do átrio direito, próximo à abertura da veia carva superior, e o potencial de ação se difunde desse ponto, rapidamente por ambos os átrios, através do feixe A-V, para os ventrículos. Em virtude dessa disposição especial do sistema de condução, ocorre retardo cardíaco dos átrios para os ventrículos. Isso permite que os átrios se contraem antes da contração ventricular, bombeando sangue para o interior dos ventrículos antes de começa a forte contração ventricular. Assim os átrios agem como bomba de escova para os ventrículos. E os ventrículos, por sua vez fornecem fonte principal de força para propelir o sangue pelo sistema vascular do corpo.

O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado diástole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguindo pelo período de contração, chamado sístole. No lado esquerdo do coração durante o ciclo cardíaco há diversos eventos que ocorrem. As três curvas superiores mostram as variações da pressão na aorta no ventrículo esquerdo e no átrio esquerdo, respectivamente. A quarta representa as variações o volume ventricular esquerdo; a quinta o eletrocardiograma; e a sexta um fonocardiograma, que é o registro dos sons produzidos pelo coração, principalmente pelas válvulas cardíacas durante o bombeamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com