Efeitos da Fisioterapia na Saúde do Idoso
Por: Raniheri Monteiro • 25/10/2022 • Trabalho acadêmico • 534 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
INTRODUÇÃO Atualmente a sociedade sofre uma inversão na pirâmide etária, ou seja a população está se tornando uma população idosa, e a velhice em sua maioria é acompanhada por déficit de equilíbrio, perdas de mobilidade, redução de adm (amplitudes de movimento) e aumento de dores. A fisioterapia aquática vem ganhando espaço dentro dos métodos fisioterapêuticos, com o objetivo de auxiliar na melhora da qualidade de vida, prevenindo, tratando e reabilitando o paciente, proporcionando efeitos terapêuticos como relaxamento muscular, melhora do retorno venoso, diminuição de dor e de espasmos musculares através da água aquecida. Neste artigo é realizado uma composição de resultados de artigos sefuintes bases BVS (Biblioteca virtual saúde) SCIELO (Scientific Electronic da Library Online) e Lilacs. DESENVOLVIMENTO Durante a leitura dos artigos, foi elaborado um quadro, com o objetivo de apresentar os resultados e discussões em torno da influência do tratamento com a fisioterapia aquática nas alterações da velhice, tais como o déficit de equilíbrio, alterações da marcha, osteoartrite de joelho e condicionamentos cardiorespiratórios. No quesito do equilíbrio, o meio de atração molecular do ambiente líquido associada aos exercícios de propriocepção se mostrou muito eficaz para a manutenção e recuperação. Já na osteoartrite de joelho a maior dificuldade dos idosos é realizar suas atividades de vida diárias, sendo a principal queixa a dor e os estudos comprovam que há uma redução de dor e aumento de mobilidade facilitando assim a realização de suas AVD (Atividade de Vida Diárias). Os autores relatam que a fisioterapia com suas inúmeras técnicas como bad ragaz e watsu promovem alongamentos, relaxamento de membros e fortalecimentos musculares
DESENVOLVIMENTO Durante a leitura dos artigos, foi elaborado um quadro, com o objetivo de apresentar os resultados e discussões em torno da influência do tratamento com a fisioterapia aquática nas alterações da velhice, tais como o déficit de equilíbrio, alterações da marcha, osteoartrite de joelho e condicionamentos cardiorespiratórios. No quesito do equilíbrio, o meio de atração molecular do ambiente líquido associada aos exercícios de propriocepção se mostrou muito eficaz para a manutenção e recuperação. Já na osteoartrite de joelho a maior dificuldade dos idosos é realizar suas atividades de vida diárias, sendo a principal queixa a dor e os estudos comprovam que há uma redução de dor e aumento de mobilidade facilitando assim a realização de suas AVD (Atividade de Vida Diárias). Os autores relatam que a fisioterapia com suas inúmeras técnicas como bad ragaz e watsu promovem alongamentos, relaxamento de membros e fortalecimentos musculares.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclui-se que a fisioterapia aquática apresenta um importante papel na vida do idoso, atribuindo diversos benefícios para quem pratica, como: funcionalidade, independência, controle da coordenação corporal, melhora da aptidão física, diminuição de dores musculares e articulares, intervindo no auxílio de comorbidades que causam desgaste na vida do idoso, efetivando o uso da marcha, da fisioterapia aquática por meio deste estudo mostrou destaque e prestígio como mais uma forma de tratar o paciente idoso. Sugiro mais estudos sobre os efeitos da fisioterapia aquática em idosos para aprimorar os conhecimentos do fisioterapeuta que comprovem tal.
...