Enfermagem Carcinoma baso-celular superficial
Por: mirela18 • 3/5/2017 • Relatório de pesquisa • 351 Palavras (2 Páginas) • 431 Visualizações
Carcinoma baso-celular superficial
Este tipo é o mais comum nos indivíduos jovens, que por sua vez, ocorrem principalmente nos membros inferiores e nas costas. É caracterizado por sua aparência avermelhada, quase plana e descamada, e pela sua aparência pode ser confundida com outras doenças de pele, e para uma diferenciação, é necessário um recurso chamado Dermatoscopia, um exame que serve para a avaliação da ferida.
[pic 1]
Referência: https://dermatologiaesaude.com.br/tipos-de-carcinoma-basocelular/
Carcinoma espino-celular
Este tipo é o segundo mais comum entre os canceres de pele, vindo após do Carcinoma baso-celular, está relacionado aos danos solares ao decorrer da vida. O Carcinoma espino-celular não é apenas uma doença da pele, mas sim das mucosas também, tais elas: boca, garganta, colo do útero, vagina e pênis. Seu comportamento costuma ser mais agressivo nas regiões da boca e da garganta com um maior risco. Na pele, o Carcinoma espino-celular não é tão agressivo quanto os outros, mas este não deixa de existir. É caracterizado por sua aparência avermelhada com cascas amareladas e esbranquiçadas, duras e ásperas; uma lesão friável que pode se ulcerar, podendo então não cicatrizar.
[pic 2]
Referência: http://www.cancerdepele.net.br/carcinoma-espinocelular
1- Carcinoma verrucoso
É uma variante do Carcinoma espino-celular, com seu crescimento lento. Ele pode ser confundido com verrugas na maioria dos casos, por isso o nome verrucoso. Pode ser encontrado nos lábios, genitais, couro cabeludo, planta dos pés, tronco e extremidades.
[pic 3]
Referência: http://www.cancerdepele.net.br/carcinoma-espinocelular
2- Queratoacantoma
É uma variante de baixo risco do Carcinoma espino-celular, é caracterizado com uma elevação da pele externa, uma nodulação com uma depressão central; nesta depressão central é encontrado um material de queratina e costuma ser pouco agressivo. Alguns profissionais dizem que pode ser curado espontaneamente, no entanto, pela dificuldade para diferenciar, o recomendado é procurar um tratamento.
[pic 4]
Referência: http://www.cancerdepele.net.br/carcinoma-espinocelular
3- Carcinoma espino-celular in situ ou Doença de Bowen
É uma variante do Carcinoma espino-celular em sua forma mais inicial, onde ainda não há invasão a derme. Com seu aspecto não tão visível, pode ser confundido com outras doenças de pele não tumorais, então é necessário um recurso chamado Dermatoscopia, sendo ele utilizado também para o Carcinoma baso-celular.
[pic 5]
Referência: http://www.cancerdepele.net.br/carcinoma-espinocelular
...