Esquistossomose
Por: Cintia Szpak La Salvia • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
ESQUISTOSSOMOSE, XISTOSA, BARRIGA D'ÁGUA
Esquistossomose é uma doença parasitária causada por um helminto do gênero Schistosoma.
Popularmente é conhecida como barriga d´agua, e em sua forma grava, pode causar aumento do fígado e do baço.
Histórico
Mundialmente existem diversas espécies de Schistosoma, mas no Brasil, a existente é a Schistosoma mansoni e foi descrita pela primeira vez em 1907.
Ciclo evolutivo
O ciclo do S. mansoni é constituído de duas fases: uma no hospedeiro definitivo (homem) e uma no hospedeiro intermediário (caramujo).
Fases evolutivas - verme adulto, ovo, miracídio, esporocisto, cercária, esquistossômulo. No hospedeiro definitivo leva em média 40 dias e no intermediário mais 40 dias.
Nos vasos do intestino do hospedeiro definitivo, uma fêmea coloca 300 ovos/dia que são eliminados nas fezes. Esses ovos amadurecem por volta de uma semana, e em contato com a água, incham, eclodem e liberam os miracidios que vão ao encontro do dos hospedeiro intermediário, o caramujo.
O ciclo prossegue com a passagem pelas fases de esporocisto, cercaria (segunda forma de fase livre do parasito). Após penetrar no organismo do ser humano, passa a aser chamado de esquistossômulo.
Esses esquistossômulos penetram nos vasos sanguíneos ou linfáticos. Chegam até o coração e pulmão e posteriormente até o figado, onde ,se tornam adultos e migram para os vasos do intestinos e iniciam a oviposição.
Diagnóstico e tratamento
Se não tratada na fase aguda (que dura de um a dois meses) pode evoluir para a fase cronica. Sintomas na fase aguda: urticária e edema localizados, diarréia mucosa ou muco- sanguinolenta, febre elevada, anorexia, náusea, vômito, hepatoesplenogalia dolorosa, manifestações pulmonares e astenia.
O diagnostico é feito através de exame protopasitológico para verificar a presença de ovos do S. mansoni.Testes sorológicos, biópsia retal e biópsia hepática podem ser realizados porém com menor frequência.
A droga de escolha é o praziquantel devido a eficácia e o custo.
Controle de morbidade e tratamento
A medida mais eficaz no controle da esquistossomose é o saneamento básico impedindo o contágio dos indivíduos. Medidas de controle ambiental de combate ao hospedeiro intermediário também são eficazes.
O controle da morbidade faz com que a forma aguda não progrida para formas crônicas causando debilidades, e programas anteriores causaram redução nos números de casos hepato-esplênicos.
As unidades básicas de saúde podem fazer o diagnostico e contribuir muito no controle da doença.
...