Estudo Dirigido Micro Imuno
Por: cris100107 • 1/11/2021 • Trabalho acadêmico • 1.137 Palavras (5 Páginas) • 296 Visualizações
[pic 1]
Estudo Dirigido
Disciplina: ARA0023MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA
Prof.: Emerson Moreira Reis
Aluno (a):Cristiane Prazeres Rocha da Silva
Matrícula:202103721575
- Algumas descobertas foram muito importantes nos estudos da microbiologia. Cite cinco delas e comente cada uma delas relacionando com algum fato da época.
Teoria celular (Robert Hooke-Inglês século XVII),que propôs a organização de células como unidades fundamentais formadora de seres vivos,observando cortiças.
Construção do microscópico(Anton Von Leeuwenhock –holandês século XVII),Construiu um microscópico com uma única lente e descreveu cerca de 300 animalículos.
Vacina contra varíola (Edward Jenner-Inglês século XVIII)Foi o pioneiro no teste de uma vacina contra varíola .
Abiogênese X Biogênese (Louis Pasteur –Francês século XIX),testou e comprovou que a abiogênese é equivocada,usando método pasteurização ,baseado no choque térmico,onde o produto é aquecido a temperatura elevada.Porém menor que 100º C,e resfriada imediatamente a uma temperatura próxima a do congelamento(> 0° C).
Descoberta da Penicilina (Alexander Fleming -século XX)descobriu a penicilina como antibiótico produzida por um fungo,o Penicillium Notatum.
- Louis Pasteur conceituou alguns fatos muito importantes na microbiologia. Quais foram tais conceitos? Nos dias atuais, tais conceitos são importantes? Por quê?
Pasteur enfatizava a importância de práticas higiênicas como: ferver ou filtrar a água, lavar e armazenar adequadamente os alimentos, evitando a contaminação por bactérias patogênicas.Isso parece óbvio hoje em dia, mas na época foi uma grande evolução, pois mudou o comportamento diário das pessoas, a produção agrícola, além de introduzir métodos de esterilização nos centros hospitalares, onde a mortalidade era altíssima. Louis Pasteur foi determinante para a criação das primeiras vacinas. Ele é considerado uma referência na área da imunização por se dedicar ao estudo das doenças infecciosas (agentes microbianos), sua prevenção (assepsia) e sua profilaxia por imunização (vacinação).
- Identifique e descreva a função de 6 componentes de uma célula bacteriana?
Membrana plasmática: bicamada lipídica, contendo proteínas e carboidratos associados.
Parede Celular: formada por glicoproteínas (peptideoglicano) e confere forma e rigidez a célula bacteriana, além de proporcionar uma proteção contra o desiquilibio osmóstico.
Camada Lipopolissacarídica (LPS):formada por lipídeos e carboidratos dispostos em bicamada acima da parede celular.
Gliicocálice: camada superficial externa de carboidratos presente na bactéria. Pode apresentar imunogenicidade, ou seja, capacidade de induzir reposta imunológica.
Flagelo:estrutura protéica de locomoção.
Fimbrias : são estruturas protéicas de adesão. Pode participar do processo de conjunção, em que as bactérias trocam DNA plasmidial.
- Diferencie estrutural e quimicamente as paredes celulares de bactérias gram (+) e gram (-)?
Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas
As Gram positivas possuem ácidos teicóicos e muitas camadas de peptideoglicano, enquanto as Gram negativas não possuem ácidos teicóicos, possuem uma ou poucas camadas de peptideoglicano, além de possuírem a camada de lipopolissacarídeo (LPS) e o periplasma.
- Como a diferenciação entre bactérias Gram-positivas e Gram-negativas pode contribuir para direcionar o tratamento de uma infecção bacteriana?.
Gram negativas –são patogênicas e as gram positivas são não patogênicas sendo algumas inclusive úteis.As paredes das bactérias gram-negativas se tornam mais resistentes e dificultam que os antibióticos e outros medicamentos adentrem no seu interior.
- Descreva a composição e função do glicocálice em bactérias? Qual o papel desta estrutura no processo infeccioso de algumas bactérias?
O glicocálice protege contra lesões de natureza química e mecânica. Também evitam ligações indesejáveis com outras células e ajudam na movimentação graças à sua capacidade de adsorver água. Realiza o reconhecimento entre células e a adesão celular, que permite que as células unam-se umas às outras e também a outras moléculas. Dentre as glicoproteínas presentes no glicocálice que ajudam na união das células, destacam-se a fibronectina, vinculina e laminina.Nas hemácias determina os grupos sanguíneos (A, B, AB ou O), uma vez que esses glicídios funcionam como marcadores de determinados tipos de célula. O reconhecimento do tipo sanguíneo é fundamental para a realização de transfusões e para o tratamento de alguns problemas imunológico.
- Explique o que são e como são formados os esporos de bactérias?
O esporo é uma camada que protege a bactéria e é responsável pela resistência e ao ataque dos agentes físicos e químicos da esterilização e desinfecção. Formam-se dentro da célula bacteriana,possui parede celular espessa,altamente retrateis ,resistentes e agentes físicos,químicos e radiação.Surgindo em alguma etapa do desenvolvimento,por exaustão de fonte de carbono ou nitrogênio,ou falta de nutrição.Ocorre no interior do citoplasma.
- Descreva o que são e qual a função dos plasmídeos nas células bacterianas? Explique qual a relação deste componente com a aquisição de resistência aos antibióticos por bactérias?
Os plamídeos são pequenas moléculas de DNA circular com replicação independente,presentes em baterias.Possuem resistência aos antibióticos ,fertilidades bacterianas e aplicações na engenharia genética.Os plasmideos resistentes são os que contém genes que tornam as bactérias resistentes aos antibióticos .Esses genes produzem enzimas que neutralizam a ação de um determinado antibiótico .
...