TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido sobre as vias parenterais

Por:   •  25/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo dirigido sobre as vias parenterais: IM, ID, SC.

Via intramuscular: disposição do medicamento dentro do tecido muscular, dentro do músculo.

Na hora da aplicação deve- se levar em conta alguns aspectos como, espessura do tecido, tamanho, irritabilidade, idade, distancia em relação a vasos e nervos entre outros aspectos.

Locais de aplicação: glúteo anterior: para todas as idades

 Gluteo posterior: mais usado

Vasto lateral da coxa: necessita de conhecimento mais amplo, fazer a medição da palma da mão e dedos acima da cabeça do fêmur.

 Músculo deltoide: estar atento quanto a capacidade do volume indicado, pois só tem capacidade para até 2ml de medicamento por ele ser um musculo menor. Aplicar em media de dois dedos após o ombro e com o antebraço flexionado.

Ângulo da agulha: 90 graus para pacientes mais cheinhos e 45-60 graus para pacientes mais magros.

Tamanhos da agulha: ficar atento com funcionalidade de cada uma.

 [pic 1]

Observações: fazer rodizio quanto as locais de administração ; estar atento quanto ao volume da seringa: 5 ml na literatura, mas na verdade usa-se no máximo 4ml caso ultrapasse essa medida fracionar e aplicar em locais diferentes; não aplicar mais de 2ml no músculo deltoide; fazer antissepsia do local; fazer aspiração pra ver se volta sangue na seringa (se voltar sangue em pouca quantidade, retirar a seringa e aplicar rapidamente em outro local, se a quantidade de sangue for maior, desprezar o medicamento, fazer outra medicação e aplicar em outro musculo);

Técnicas de aplicação: Lavar as maos; identificar o paciente; recolher o material; explicar o procediemento ao paciente; escolher a região apropriada; fazendo a medição do local, sendo em media de 2 dedos após o ombro; molhar o algodao com alcool a 70%, fazer a antissepsia do local; segurar a pele ; introduzir a a agulha por completo rapidamente, respeitando o ângulo conforme cada paciente com o bizel lateralizado no sentido das fibras musculares; fazer a aspiração e conforme ausencia, introduzir o medicamento; retirar agulha; fazer a compressao com algodão e o curativo em cima; observar o paciente; desprezar os materiais; anotar cuidado e lavar as mãos.

INTRA DERMICA

Administração de pequenos volumes, com ângulo de 10-15 graus, com local mais apropriado sendo a face anterior do antebraço; não requer antissepsia, nem aspiração, devendo ser introduzida somente a ponta do bizel, devendo ser observado a formação da pápula após a aplicação.

Tecnicas de aplicação: fazer todos os procedimentos já ditos; introduzir  a ponta do bizel voltada para cima, aplicar o conteúdo da seringa rapidamente; retirar a seringa fazendo a compressao do local com algodao; observar a formaçao das papulas, bolhas; observar paciente ....

VIA SUBCUTANEA

Atentar quanto aos angulos 90 graus para gordinhos e 45 graus para pessoas mais magrinhas;

Técnicas de aplicação: fazer os procedimentos já ditos; fazer antissepsia; puxar a pele do paciente fazendo uma prega; introduzir a agulha rapidamente; fazer aspiração, conforme ausencia injetar o liquido e retirar a agulha; fazer pressao no local com o algodão entre os dedos; observar o paciente,; lavar as mãos...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com