Exercícios Sobre Teorias da Administração em Enfermagem
Por: Wagner Souza • 16/6/2020 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
Exercícios sobre teorias da administração na enfermagem
Professora Bruna
Aluno: Wagner Souza
Turma 45
a) Quais são as teorias de administração e a sua importância para a enfermagem?
Teoria científica de Taylor (1903), nesta a administração é considerada uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.
Teoria clássica de Fayol (1916), trabalha principalmente na estruturação das estruturas.
Teoria das relações humanas (1932), tem a característica principal de enxergar o homem como um ser social e não apenas um ser econômico, diferentemente das teorias científica e clássica.
Teoria burocrática de Max Weber (1940), visa a eficiência da organização como seu objetivo básico e detalha como as ações deverão ser feitas, prevendo detalhadamente o funcionamento organizacional.
Teoria comportamental, baseia-se na preocupação do ser nas atividades organizacionais e não na estrutura.
Teoria contingencial de Mary Follett (1926), nesta é enfatizado as modificações que o ambiente externo pode causar na estruturação e organização de uma empresa e também usa a tecnologia como influência nos resultados.
Cada teoria usa uma parte de uma ciência como base, ao usarmos as teorias em conjunto elas organizam nosso ambiente de trabalho e seus colaboradores.
b) Qual o papel da hierarquia nas instituições?
A hierarquia serve para organizar e classificar cargos e funções, assim criando relações paralelas entre os subsistemas da instituição. A hierarquia estimula a produtividade do profissional de enfermagem.
c) Como está organizado o serviço de enfermagem nas instituições hospitalares?
Tem uma estrutura para o funcionamento e funções definidas para cada colaborador, para que saiba sua responsabilidade. O serviço de enfermagem nas instituições hospitalares tanto pública como privada é organizado por uma chefia liderada por um enfermeiro em cada turno.
Este enfermeiro é responsável por coordenar seus subordinados técnicos e auxiliares de enfermagem.
d) Como é composta a equipe na atenção básica?
Na atenção básica temos as ESF que são composta por uma equipe coordenada por um enfermeiro que coordena técnicos de enfermagem, auxiliares e agentes de saúde.
e) Quais as possibilidades de atuação do técnico em enfermagem?
O técnico pode atuar na rede pública, dentro das equipes de saúde, sempre coordenados um enfermeiro responsável, em clínicas médicas como auxiliares dos médicos, entre outros locais. Sendo que nestes locais é sempre necessário que tenha um enfermeiro como responsável técnico.
f) O que é dimensionamento de enfermagem?
Nada mais é que o plano de organização e composição da equipe de enfermagem. Baseado nisso cada instituição analisa quantos profissionais serão necessários para os setores calculando a demanda para que haja a realização de suas atividades e cuidados. Essa é uma das funções empregada ao enfermeiro para que comunique a instituição conforme sua necessidade no setor.
g) O que é educação continuada e qual a sua importância?
A educação continuada tem suma importância na vida dos profissionais para que ele possa atualizar seus conhecimentos e isso aumenta a segurança do colaborador e sua eficácia na atuação dele com seus pacientes.
...