TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores de Risco Materno-Infantil, Critérios Para Classificar o RN de Alto Risco

Por:   •  20/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE PAULISTA DE SÃO CAETANO DO SUL

MARIANA ALMEIDA DOS SANTOS MENCK- RM - 21937264009

Fatores de risco materno-infantil, critérios para classificar o RN de alto risco.

SOROCABA - SP

2019

FACULDADE PAULISTA DE SÃO CAETANO DO SUL

MARIANA ALMEIDA DOS SANTOS MENCK - RM - 21937264009

Fatores de risco materno-infantil, critérios para classificar o RN de alto risco.

Trabalho mensal da disciplina Assistência Enfermagem no Cuidado Intensivo Prestado à Criança e ao Recém-Nascido (Baixo/Médio/Alto Risco), Profª  Debora Rodrigues dos Santos, como exigência para o curso de Pós-Graduação (lato sensu) em  UTI-Unidade de Terapia Int. Neo., Pediátrica e Adulto/Urgência e Emergência pela Faculdade Paulista de São Caetano do Sul.

SOROCABA - SP

2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................05

3. CONCLUSÃO........................................................................................................06

6. REFERÊNCIAS.....................................................................................................07

1. INTRODUÇÃO

Muitos são os fatores de risco materno-infantil no Brasil, temos uma taxa de mortalidade materna e infantil ainda elevada, e diminuir essa taxa é possível através de cuidados especiais dos profissionais de saúde atuantes em tal área do cuidado (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012).

No momento do parto e no momento neonatal, que são momentos de grande vulnerabilidade de mãe e filho, se concentram muitos riscos ambientais, socioeconômicos e culturais, por isso esses momentos devem ser priorizados na assistência a saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012).

2. DESENVOLVIMENTO

A prematuridade é um dos principais fatores determinantes de mortalidade infantil, por isso existe a grande importância de um pré natal adequado para que se possa identificar fatores de risco em tempo de realizar intervenções seguras (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012).

Segundo o Ministério da saúde os critérios para identificar o RN de alto risco são: Asfixia grave ao nascer (APGAR < 7 no 5º Min), RN com peso <2.000g, RN <35 semanas de idade gestacional, RN com outras doenças graves (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012).

Os RNs de alto risco devem ser acompanhados pelo menos até os dois anos completos de vida, visto que o desejável é o acompanhamento até o quinto ano para melhor avaliação do desenvolvimento do mesmo (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2012).

Quando se trata de fatores de risco na gestação, temos como principais fatores: História reprodutiva anterior, Características individuais e condições sociodemográficas desfavoráveis, doença obstétrica na gravidez atual, intercorrências clinicas.

Sendo assim as gestantes de alto-risco devem ser contempladas com o principio de equidade do SUS, segundo o qual cada pessoa deve ter atendimento segundo as suas necessidades, visto que a necessidade de uma gestante de alto risco é maior do que o de uma gestante de baixo risco. Lembrando sempre de que existem fatores que levam uma gestante de baixo risco a se tornarem uma gestante de alto risco no decorrer da gestação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com