PROJETO INTERDISCIPLINAR: materno infantil
Por: lemesfilho • 21/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 4.043 Palavras (17 Páginas) • 716 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SUL DE MINAS – UNIS/MG
NUTRIÇÃO
PROJETO INTERDISCIPLINAR: materno infantil
Varginha
2014
PROJETO INTERDISCIPLINAR: materno infantil
Trabalho apresentado ao curso de Nutrição do CentroUniversitário do Sul de Minhas como pré-requisito para obtenção do grau de bacharel, sob orientação da Prof. Lívia Ciacci .
Varginha
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 METODOLOGIA
3 RESULTADOS
3.1 Antes da apresentação
3.2 Após a apresentação
4 DISCUSSÃO
5 ALIMENTAÇÃO
5.1 Alimentações correta e incorreta na gestação
5.2 Benefícios e riscos sobre a alimentação
5.3 Necessidades nutricionais e consumo alimentar na gestação
5.3.1 Micronutrientes na gestação
6 TÉCNICAS: PRESERVAR OU MANTER SEUS NUTRIENTES
6.1 Importâncias do controle da temperatura e do tratamento térmico na preservação dos nutrientes e da qualidade dos alimentos
6.2 Técnicas úteis para conservar melhor os nutrientes dos alimentos:
7 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NA GRAVIDEZ
7.1 O Alcoolismo durante a gestação (SAF)/ O uso de álcool entre gestantes e os seus conhecimentos sobre os efeitos do álcool no feto
8 REAÇÕES DO CORPO
8.1 Incidências da incontinência urinária
8.2 Alterações no metabolismo de gestantes
CONCLUSÃO
1 INTRODUÇÃO
A gravidez provoca modificações fisiológicas no organismo materno que geram uma necessidade aumentada de nutrientes essenciais para manter a nutrição materna e garantir o desenvolvimento do feto. O conflito maior de uma gravidez na adolescência é a obesidade que é uma doença multifatorial que envolve aspectos ambientais e genéticos e que contribui para as principais complicações da gestação na adolescência, o que causa grande preocupação para a saúde pública, pelo fato de proporcionar riscos ao desenvolvimento da criança gerada e da própria adolescente gestante (RIBEIRO, Nathália Cristina Lemos., 2013). Com o número de adolescentes grávidas aumentando desordenadamente, leva a condições que dificultam a superação de pobreza, já que é comum o abandono escolar durante a gravidez ou muitas vezes a adolescente tenha parado de frequentar a escola, assim possuem menores qualificações e chance no mercado de trabalho (CAPUTO et. al., 2008).
Os objetivos deste trabalho são informar e discutir os pontos específicos de uma gravidez precoce, que envolve inúmeras mudanças físicas e psicossociais, que combinadas podem levar a baixo peso ao nascer, doenças decorrentes da doença hipertensiva, o diabetes mellitus e outras, bem como evidenciar que o estado nutricional materno é um dos fatores mais importantes para a saúde da gestante e do bebê, visto que em uma alimentação equilibrada encontra-se o suficiente de vitaminas, minerais e demais nutrientes indispensáveis para uma gestação saudável, assim dispensa-se o consumo de fármacos.
Consultas e exames permitem identificar problemas como a hipertensão, anemia, infecção urinaria que podem causar o parto precoce, o aborto e ate mesmo trazer consequências mais sérias (RIBEIRO, Nathália Cristina Lemos., 2013). O acompanhamento médico, nutricional e antropométrico é realizado no pré-natal pelos profissionais das unidades de saúde. É de suma importância o acompanhamento do pré-natal, já que é comum gestante na adolescência ter pouca preocupação com uma alimentação saudável, fazendo uso de uma ingestão inadequada de nutrientes, o que é preocupante para mãe e para o bebê.
2 METODOLOGIA
Através de pesquisas realizadas durante a elaboração do nosso projeto surgiram dúvidas dos integrantes do grupo e antes do conhecimento foram elaboradas perguntas para serem questionadas antes da apresentação na E.E. Pedro Alcântara localizada na cidade de Varginha para alunos do 3° ano.
As perguntas elaboradas foram:
01. Quando se está grávida, o certo é se alimentar por 2?
02. É permitido ingerir bebida alcóolica durante a gravidez?
03. Você sabe quais alimentos seriam ideais para uma gestante?
04. É normal aumentar muito seu peso durante a gestação?
05. Você sabe quais poderiam ser as fontes de proteínas de uma gestante vegetariana?
06. Você conhece algum caso de uma grávida que ingeriu algum tipo de bebida alcóolica durante a gestação?
07. Você sabe as consequências de ingerir bebida alcóolica durante a gestação?
08. Durante a gestação, é possível manter uma alimentação equilibrada?
09. A alimentação da gestante pode interferir no crescimento do bebê?
10. É possível fazer algum exame, pra descobrir se o bebê está crescendo saudável nutricionalmente?
11. Quando esta amamentando, não há risco de ingerir bebida alcóolica?
3 RESULTADOS
3.1 Antes da apresentação
[pic 1]
Foi realizado no dia 14 de Novembro de 2014 uma palestra na E.E.PEDRO ALCÂNTARA na Cidade de Varginha , pelos alunos 2 período de Nutrição orientados pela Prof. Lívia Ciacci , com tema Nutrição Materno Infantil . Nesta palestra foram feitas 11 perguntas para 21 Alunos e os resultados foram mostrado no gráfico acima.
3.2 Após a apresentação
[pic 2]
Resultados da mesma pesquisa feita após a apresentação do trabalho. Nota-se que foi esclarecido muitas dúvidas entre os alunos.
...