HISTORIA SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Por: amartins_22 • 27/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.907 Palavras (8 Páginas) • 327 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
AMANDA DE JESUS MARTINS
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
SANTANA DE PARNAÍBA
2017
Sumário
1 INTRODUÇÃO 1
2 HISTORIA SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE 2
3 EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE 3
4 MODELOS DE EDUCAÇÃO 4
4.1 Transmissão...............................................................................................4
4.2 Condicionamento........................................................................................4
4.3 Problematização.........................................................................................5
5 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO..........................................................5
5.1 Diagnostico.................................................................................................6
5.2 Plano de ação.............................................................................................6
5.2.1 Objetivo................................................................................................6
5.2.2 População alvo....................................................................................6
5.2.3 Metodologia.........................................................................................6
5.3 Avaliação ...................................................................................................7
6 PAPEL DO PROFISSIONAL............................................................................7
CONCLUSÃO 8
REFERENCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A educação em saúde deve ser vista como importante forma de prevenção primaria e pratica de melhoria da saúde da população. Para alcançar o sucesso da prevenção teórica, a população deve estar disposta a mudar comportamentos, atitudes e autonomia para melhorar a sua qualidade de vida.
Esta forma de educação é uma aprendizagem voltada para saúde aonde visa em atingir a população de acordo com a sua realidade. Durante o processo, o educador cria conflitos no educando que o estimula a refletir sobre a sua cultura o levando a mudar sua realidade.
Geralmente a primeira abordagem da educação em saúde é feita em consultório, onde o profissional da saúde leva ao paciente conhecimento e provocar mudanças em seus hábitos.
O enfermeiro acaba tendo uma importante função na educação em saúde, é um dos profissionais que mais esta próximo da população e orienta diariamente os pacientes. Sendo assim, o enfermeiro se torna um educador essencial na saúde.
Este trabalho ira mostrar os conceitos sobre a educação em saúde, métodos de ensino e como as informações são transmitidas ao publico alvo através dos educadores.
2 HISTORIA SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE
A primeira educação em saúde surgiu no Brasil no século XX, o país naquela época enfrentava epidemias de varíola, febre amarela, sifilis e tuberculose que estavam relacionadas as condições sanitárias e socioeconômicas que a população vivia na época.
O país naquela época era governado por militares que não se demonstravam estar preocupados com o bem-estar da população, mas o quanto essas epidemias estavam prejudicando a economia. Foram criadas campanhas sanitárias que eram voltadas para combater essas epidemias. As campanhas eram compostas por vistoria na casa, interdição, internações forçadas, despejos, vacinas obrigatórias, informações sobre higiene e a formas de contágios. Eram se utilizados métodos de obrigatoriedade, onde os militares utilizavam o autoritarismo para alcançar os objetivos.
A população não era persuadida ou sensibilizada sobre os benefícios da higiene e da vacinação, porque elas tinham que obedecer ordens. Devido a esta situação surgiu a revolta da vacina, que foi uma manifestação popular contra a vacinação obrigatória para a varíola.
Em 1930 foi criado centros de saúde onde eram se ensinados formas de higiene pessoal e prevenção de doenças infecto-parasitorias que eram destinadas a população de baixa renda.
Com a revolução de 1964 o país enfrentou epidemias de malaria, doenças de chagas e tuberculose que aumentaram os índices de mortalidade.
Insatisfeitos com a situação, os profissionais de saúde iniciaria na década de 70, um modelo de prevenção dinâmico e realista para cada classe popular.
3 EDUCAÇÃO POPULAR EM SAUDE
A educação popular em saúde é um processo de formação e capacitação que esta atrelado com a realidade e perspectiva política de cada classe social. Sua principal característica é mostrar a teoria a partir da pratica e não a teoria sobre a pratica.
O objetivo não é formar sujeitos polidos, mas ajudas as classes mais humildes a ter autonomia e conquistar seus direitos. A educação em saúde é pautada no dialogo e na troca de saberes entre o educador e o educando.
Com a criação do SUS em 1988, a proposta de um novo modelo voltado a prevenção e a integralidade a educação em saúde passou a atingir a população de maneira geral.
Instrumentalizar os profissionais da Saúde, Educação, líderes comunitários e outros para o desenvolvimento do processo educativo problematizador, em especial, na inclusão do componente educativo, no planejamento das ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde no Sistema Único de Saúde.
4 MODELOS DE EDUCAÇÃO
4.1Transmissão
Método de educação aonde o educador transmite todas as informações que ele sabe ao educando, o aluno é visto como uma pagina em branco, que esta sendo preenchida com as informações que seu educador passa.
...