IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS PAIS E ACOMPANHANTES SOBRE A APLICABILIDADE DO PEWS NA PEDIATRIA
Por: Melissa Lima • 20/10/2018 • Artigo • 633 Palavras (3 Páginas) • 544 Visualizações
IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS PAIS E ACOMPANHANTES SOBRE A APLICABILIDADE DO PEWS NA PEDIATRIA
Adriana Solano
Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza
kkmalu@hotmail.com
Beatriz Toledo
Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza
btoledo099@gmail.com
Melissa Lima
Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza
mslvlima@outlook.com
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo esclarecer e orientar aos pais e acompanhantes de crianças hospitalizadas a importância da aferição constante dos sinais vitais, em razão da sua função primordial: identificar antecipadamente possíveis sinais de deterioração clínica.
Palavras-chave: PEWS; Aplicabilidade; Pediatria.
INTRODUÇÃO:
A dificuldade em reconhecer e registrar sinais de alerta e possíveis sinais de deterioração clínica foi um problema presente por muito tempo na área pediátrica, em diversos hospitais. Com o intuito de sanar essa problemática, desenvolveu-se Pediatric Early Warning Score (PEWS), “escores pediátricos de alerta precoce” em português, cujo objetivo visa direcionar cuidados urgentes da equipe de enfermagem aos pacientes em risco de complicações preocupantes, por meio de observação frequente dos sinais clínicos e critérios pré-estabelecidos.
Atualmente, PEWS é uma ferramenta utilizada constantemente em hospitais brasileiros, e evidentemente, por meio de pesquisas e artigos publicados, sua adoção na conduta da equipe de enfermagem promoveu melhoria no reconhecimento precoce de instabilidade clínica de crianças hospitalizadas.
Embora o uso do PEWS seja visto como um instrumento extremamente importante para a enfermagem pediátrica, pais e acompanhantes comumente não têm a consciência da relevância da aferição dos sinais vitais nos cuidados para com a criança. Logo, este trabalho busca intervir nesse quadro.
Objetivo geral: esclarecer aos pais e acompanhantes a importância da aferição dos sinais vitais.
Objetivo específico: esclarecer aos pais e acompanhantes que os sinais vitais alterados são indícios de alerta de deterioração clínica da criança hospitalizada.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma reflexão acerca da experiência vivenciada pelos alunos do curso técnico em enfermagem, do Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza - CEPHAS, durante o campo de estágio na área de pediatria, desempenhado em um hospital público localizado em São José dos Campos.
A análise se apresenta como uma abordagem crítico-reflexiva de cunho descritivo. Cujo foco se dá a respeito da observação da aplicabilidade da ferramenta PEWS e a sua relação com a ausência de esclarecimento e conhecimento de sua existência aos pais e acompanhantes.
Para a construção do presente estudo foi constatado, durante o campo de estágio na pediatria, que o escore da tabela PEWS é utilizado para medir e avaliar os sinais de alerta que direcionam os cuidados a serem realizados diante da aferição dos sinais vitais da criança, em caso de alteração comparado aos valores de referência. Neste processo, foi observado que os pais e acompanhantes, por vezes, não entendiam a necessidade de interferir no sono da criança para a verificação dos sinais vitais, então, levantou-se a ideia de realizar orientação para que os mesmos estejam cientes da necessidade da verificação destes sinais, com a finalidade de observar precocemente sinais de alerta de deterioração clínica da criança.
...