O Esquema Vasos Arteriais
Por: kakaa17 • 22/2/2022 • Relatório de pesquisa • 645 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
1) Quem é a pessoa? Qual a sua formação?
R: Choi Se-Yeon foi a figurinista do filme. Choi se formou na Universidade Nacional de Artes da Coreia (K’Arts), com especialização em figurino.
2) Já trabalhou com a direção?
R: Não, a especialidade de Choi sempre foi a parte do design de figurinos.
3) Qual é a filmografia dessa pessoa? Assumiu sempre a mesma função?
R: Choi fez parte da equipe de Bong Joon-ho (diretor de Parasita) em 4 filmes: Mother (2009), Haemoo (2014), Parasita (2019) e Okja (co-designer com Catherine George), que foi outro filme bem aclamado pela crítica. Também participou de outras diversas obras cinematográficas no cinema sul-coreano.
4) Temperatura, Textura e Tonalidade do figurino
R: É possível notar no filme, que a intenção foi criar um contraste até mesmo nos trajes dos atores, para criar essa sensação de diferença de ambientação e modo de vida. Esse aumento de saturação conforme muda de cenário(classe rica x classe baixa) ajuda a estabelecer essa impressão. A classe alta no filme utiliza cores monótonas e luxuosas. Já a família de classe baixa, teve uma combinação de complicadas e diversas cores/texturas.
5) Como as pessoas se vestem ao longo do filme? Do começo ao final.Paleta de cores utilizada?
R: A família de Ki-Taek utilizou trajes mais simples quando estavam fora do ambiente de trabalho, porém na medida que os integrantes da família foram conseguindo emprego na família rica de Park, eles tiveram que se enquadrar no padrão, sendo necessário utilizar trajes mais “refinados”. Já a família Park, sempre utilizou, ao longo do filme, trajes mais luxuosos. Um fato interessante, foi a exploração dessa questão do cheiro nas roupas, mesmo ao utilizar trajes semelhantes ao da família Park. Uma tentativa de demonstrar que o cheiro dos “outros”, pobres, é tido como o motivador da “náusea” e da “aversão” de classe. Há uma construção de tensão crescente, pois através de suas falas, os personagens da família Park mostram um discurso que segue um caminho de distinção entre as famílias, onde há um conflito entre limpeza x imundície, ordem x caos, corpos e linguajares educados x espontaneidade e desleixo.
Sobre a paleta de cores utilizada, o esquema de cores reflete a situação das duas famílias cuja vida e fortuna estão no centro do filme. A rica família Park é caracterizada por cores vivas, limpas e quentes que contrastam com as cores mais escuras e frias do cenário do filme. Enquanto isso, a família Kim e a casa no porão são refletidas em cores suaves e arenosas, usadas em cenas que mostram esta família.
Agora, irei te fazer uma pergunta. Você prestou atenção nas roupas que utilizamos? Cada tonalidade, cada detalhe, tudo feito para se enquadrar em um “padrão”. O tal do padrão ideal que a minha família sempre esteve distante de alcançar, apesar de os últimos tempos terem passado a impressão de que estávamos perto do nosso sonho.
Quem pensou em todos esses detalhes em nosso filme foi a Choi Se-Yeon, que se formou na Universidade Nacional de Artes da Coreia (K’Arts), onde se especializou em figurino. Ela já trabalhou com o diretor Bong Joon-Ho em outros 4 filmes: Mother (2009), Haemoo (2014), Parasita (2019) e Okja, acho que é pelo fato dela saber a importância que um figurino pode ter na expressão da arte.
As cores nas nossas roupas, já repararam como é diferente das cores da família dos ricos? Eles utilizaram roupas com cores vivas, limpas e quentes. Assim como as cores, talvez a família Park se sentia mais viva e mais limpa que nós, que estávamos até com má cheiro em nossos trajes, algo que eles não podiam deixar de notar. Eles sentiam náusea do nosso cheiro, mas não tínhamos culpa, pois o tal “cheiro de pobreza” estava impregnado em nosso porão.
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