TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício de Degenerações

Por:   •  3/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício de Degenerações

1. O que é degeneração celular? Qual a forma mais comum e prática de classificá-la?

Degeneração celular é o processo patológico caracterizado por modificações da morfologia das células com diminuição de suas funções. O tempo em que a agressão dura no tecido é denominada persistência do agente. Cada degeneração ocorrida é dividida de acordo com a natureza da substância acumulada (classificação de Letterer):

- Degeneração Hidrópica: acúmulo de água e eletrólitos (sódio, principalmente).

- Degeneração Hialina: acúmulo de proteínas no interior das células.

- Degeneração Gordurosa/Esteatose/Lipidose: acúmulo de lipídeos dentro das células.

- Degeneração Glicogênica: acúmulo de carboidratos dentro das células.

- Degeneração Mucoide: acúmulo de muco, ocorrendo de forma mais específica em locais onde existam células caliciformes.

Os acúmulos citados ocorrem no citoplasma, nas organelas citoplasmáticas e no núcleo.

2. Assinale a afirmativa incorreta.

A. ( ) Corpúsculos de Mallory-Denck, um tipo de degeneração proteica, formam-se por ação de radicais livres sobre proteínas do citoesqueleto, os quais induzem peroxidação e facilitam a formação de ligações transversais entre as cadeias polipeptídicas, resultando em aglomerados que se precipitam.

B. ( ) Esteatose é comum no fígado, epitélio tubular renal e miocárdio, mas pode ser encontrada também em músculos esqueléticos e no pâncreas.

C. ( X ) Degeneração hidrópica é causada por distúrbios no DNA celular que resultam em retenção de eletrólitos e água em células.

D. ( ) A degeneração mucoide ocorre por hiperprodução de muco por células dos tratos digestivo e respiratório ou por síntese exagerada de mucinas em alguns adenomas e adenocarcinomas.

3. Marque a alternativa incorreta, justificando-a.

A. ( ) A excreção de lipoproteínas dos hepatócitos depende do transporte intracitoplasmático de vesículas, do qual participam microtúbulos e microfilamentos.

B. ( X ) Maior aporte de ácidos graxos por ingestão excessiva ou lipólise aumentada, excesso de acetil-CoA, redução no uso de triglicerídeos ou de ácidos graxos para a síntese de lipídeos complexos, deficiência na síntese de apoproteínas e alterações no citoesqueleto dos hepatócitos podem levar a esteatose hepática.

C. ( ) Alcoolismo, obesidade, desnutrição proteico-energética e agentes tóxicos são capazes de provocar esteatose hepática.

D. ( ) A esteatose induzida pelo etanol, que pode ser agravada por desnutrição, está associada a menor disponibilidade de NAD e a maior quantidade de acetil-CoA.

E. ( ) Hipóxia é causa importante de degeneração hidrópica, mas não tem relação com esteatose.

A Acetil-coA podem levar a esteatose hepática, principalmente relacionados ao alcoolismo. O etanol em conjunto com a Acetil-coA e ácidos graxos se transformam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com