O Fichamento João Galdino
Por: GaldinoLN • 22/9/2019 • Trabalho acadêmico • 944 Palavras (4 Páginas) • 175 Visualizações
A presente obra apresenta um estudo sobre o SUS, um sistema de saúde pública oferecido gratuitamente para a população. Trata-se de um estudo feito para analisar os motivos desse sistema em determinados momentos apresentar falhas e não atender à população como deveria, deixando muitas pessoas passarem por situações nas quais são muito humilhantes por um cidadão.
O sistema único de saúde (SUS) foi criado pela atual constituição brasileira, baseada em premissas de redistribuição de um sistema de saúde gratuito já presente na Europa. Inspirado nesses modelos o Brasil tenta oferecer a sua população um bem-estar social através da saúde, com a disponibilidade de remédios, consultas com médicos e cirurgias das mais variadas opções. No entanto, é preciso repensar questões ligadas ao seu funcionamento, pois é constantemente visto a precariedade das instituições públicas de saúde.
O SUS surgiu com o intuito de enfrentar a pobreza e a desigualdade social, através de um sistema gratuito de saúde para a população, havia a possibilidade de solucionar esses problemas emergentes do nosso país, se desprendendo de um modelo de distribuição de saúde diferente das premissas do SUS, que estava presente na sociedade Brasileira durante o regime militar. Por meio da criação do SUS, existiu a possibilidade dos cidadãos mais pobres poderem cuidar melhor de sua saúde, e consequentemente, poderiam ascender socialmente.
Apesar de termos esse sistema gratuito de saúde, existe no país a possibilidade da população possuir serviços de saúde através de instituições privadas, e para algumas pessoas, o serviço prestado apresenta uma qualidade melhor da oferecida pelo SUS. Por conta disso, existe a possibilidade das pessoas fazerem uma mescla entre os serviços públicos e privados de saúde. Entretanto, esse serviço privado acaba dividindo parte da sociedade entre aqueles que podem pagar, e com isso, não passam pelas situações humilhantes apresentadas pelo SUS; e aqueles que por conta do pouco capital recorrem ao sistema gratuito de saúde, passando por momentos difíceis e traumatizantes oferecidos pelo nosso sistema de saúde.
A precariedade dos serviços prestados pelo SUS é um inimigo a ser vencido com urgência. Visto que temos um sistema de saúde que é considerado um dos maiores do mundo, sendo o segundo em todo o mundo, relacionado a transplantes de órgãos. Esse sistema de saúde do nosso país, também presta serviços que vão desde assistências básicas para a população, e até mesmo, tratamentos que envolvem complexidade, como também, serviços mais urgentes, contando ainda com um um grande programa de vacinação e combate aos vírus, assim como, realiza também, pesquisas em diferentes campos da ciência, uma delas envolve células-tronco. Portanto, um sistema de saúde que possui um vasto serviço para a sociedade deve oferecer qualidade em atendimento, partindo de mais financiamento por parte do estado.
Os problemas apresentados pelo SUS são diversos, alguns deles estão explicitados na obra e partem desde: dificuldades relativas a financiamentos, má gestão do sistema, prevalência de doenças crônicas entre grupos de baixa renda, epidemias de dengue e febre amarela, acesso restrito, bem como, desorganização nas listas de espera para serviços especializados, cidadãos de baixa renda deixados à míngua nas salas dos hospitais, altos gastos com medicamentos, investimento baixo, falta de acompanhamento médico em regiões carentes, e até mesmo nos estabelecimentos. Todos esses problemas parecem não ter solução, por conta das instituições públicas não darem investimentos necessários para sanar alguns desses problemas, como também, organizar
...