O PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA
Por: emmanuellerobert • 8/8/2019 • Projeto de pesquisa • 3.537 Palavras (15 Páginas) • 331 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto pesquisa tem como tema O processo de trabalho do enfermeiro na estratégia saúde da família no Município de João Pessoa, entretanto antes de adentramos no processo de trabalho de enfermagem mister se faz entender a sua inserção no trabalho em saúde, uma vez que, a enfermagem integra a prestação de serviços à saúde.
O processo de trabalho da enfermagem se desenvolve como um trabalho que se estabelece no interior do trabalho em saúde, sendo complementado por outros dois elementos a disciplina e hierarquia.
O processo de trabalho em saúde é compreendido como um conjunto de conhecimentos e relações humanas que além de transformar o corpo do sujeito modifica também a sua expressão biopsíquica.
O processo de trabalho em saúde diz respeito à dimensão microscópica do cotidiano do trabalho em saúde, ou seja, à prática dos trabalhadores e profissionais de saúde inseridos no dia a dia da produção e consumo de serviços de saúde (PEDUZZI; SCHRAIBER ,2012).
Desse modo o trabalhador precisa entender o seu processo de trabalho, para aprender como se constroem socialmente as necessidades dos usuários dos serviços de saúde para assim satisfazê-las, haja vista que no processo de trabalho em saúde as relações se estabelecem entre o objeto, o instrumento e a finalidade, sendo coordenado pelo cuidado do trabalho.
O processo de trabalho da enfermagem assim como o processo de trabalho em saúde integram a prestação de serviços de saúde, que são executados no ato da sua produção, ou seja na assistência que pode ser individual ou em grupo.
Afirma que o trabalho do enfermeiro era visto em sua origem como um atendimento curativista e predominantemente hospitalar, contudo atualmente a enfermagem se afirma como uma profissão que atua pautada na cientificidade para o cuidado com o ser humano, entendido em seu mais amplo conceito (SCHIMITH; LIMA,2009).
Compreende-se que o processo de trabalho da enfermagem, se realiza como um trabalho que se constitui no interior do trabalho em saúde, produzindo-se na sua relação com os outros trabalhos de saúde, assim não se submetendo a uma sujeição, mas sim uma complementação com outros trabalhos.
O processo de trabalho da enfermagem indica um trabalho profissional específico depreendendo uma sequência de atividades, ou seja, a utilização de um determinado método fundamentado em um sistema de valores, crenças morais bem como conhecimento técnico-científico da área.
O enfermeiro com a evolução da enfermagem como ciência e prática social, adquiriu papéis não só no campo da assistência, como também na administração,liderança e pesquisa introduzindo em sua formação profissional conhecimentos de outras disciplinas.
Desse modo o processo de trabalho de enfermagem caracteriza-se por cadeias que são denominadas cuidar, gerenciar, pesquisar e ensinar, podendo ser considerado como um processo à parte com seus próprios elementos quais sejam objeto, meios, instrumentos e atividade que podem ou não existir em determinado momento.
Os aspectos cuidar e o gerenciar são considerados os processos mais evidenciados no trabalho do enfermeiro, haja vista que, o cuidado de enfermagem procede tanto da realização de procedimentos de manuseio dos pacientes como também de práticas administrativas. O trabalho gerencial desenvolvido pelo enfermeiro, passou assumir peculiaridades nas estruturas cada vez mais complexas das organizações e dos serviços de saúde.
O trabalho gerencial do enfermeiro possui como componentes a organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem, utilizado um conjunto de técnicas de gerência como planejamento, dimensionamento, seleção, recrutamento de pessoal de enfermagem, educação continuada, supervisão e avaliação do desempenho (KURCGANT,2010).
A enfermagem tem expandindo o seu espaço na área da saúde, de modo que o enfermeiro adquire uma função determinante na identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões.
Sendo uma das áreas da saúde que o enfermeiro vem atuando de forma determinante é a Atenção Primária à Saúde, assim pode ser a APS definida como sendo um conjunto de ações de saúde que envolve o âmbito individual, coletivo desenvolvendo a promoção, proteção da saúde, prevenção dos agravos, diagnósticos, tratamento, reabilitação e a manutenção da saúde.
A atenção primaria constitui o primeiro nível de atenção à saúde prestando aos usuários cuidados essenciais à saúde, dessa forma considerada como a porta de entrada do SUS, onde seus elementos são orientados pelos princípios da universalidade, acessibilidade, coordenação do cuidado, vínculo e continuidade, integralidade, responsabilização, humanização, equidade e participação social.
A Atenção Primária à Saúde é desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Saúde da Família estabelecendo vínculos, desenvolvendo ações coletivas de promoção à saúde, prevenção de doenças tanto na comunidade, como no cuidado individual e familiar, oferecendo atenção abrangente e integral. (BRASIL, 2011)
Diante disso o enfermeiro nas unidades básicas de saúde procura executar o cuidado em enfermagem baseado no diálogo, na escuta, na humani¬zação e principalmente no respeito, apesar do enfermeiro possuir uma atuação que vai além do conhecimento técnico, observamos que o processo de cuidado desenvolvido não versa o usuário como centro de atenção, uma vez que, ainda subsiste nas práticas de enfermagem o foco na doença, preocupando-se com os procedimentos técnicos e com as ações curativas.
Os enfermeiros vêm desempenhando um papel importante na atenção primária, devido as alterações das políticas de saúde onde os enfermeiros contribuem de forma substancial na prestação de cuidados nessa esfera de atenção, uma vez que, no âmbito da atenção básica o enfermeiro não está se limitando à racionalidade médico curativa, pelo contrário tem modificado suas ações para atender as necessidades de saúde dos usuários.
Como foi dito acima as políticas de saúde sofreram modificações visando a pratica do cuidado integral e humanizado, em busca desse cuidado o Ministério da Saúde no ano de 1994 criou o Programa Saúde da Família.
Com o passar dos anos o programa passou a ser uma estratégia de reorganização do modelo de assistência à saúde, denominada Estratégia Saúde da Família, sendo o um de seus objetivos, o desenvolvimento de vínculos com as famílias do território adscrito para realização do cuidado, buscando à reorganização da Atenção
...