O Que é Vacina
Por: Rosileysilva • 8/3/2018 • Resenha • 785 Palavras (4 Páginas) • 313 Visualizações
Trabalho de Vacina
Professor: Rodrigo Moura
Matéria: microbiologia
Realizado por Mônica RGM:288799
Rosiley RGM:289227
Sueli RGM: 288146
Chirley RGM: 283647 Odontologia
O que é vacina
Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou parte deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzido no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, provendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não desenvolve de força branda
O pioneiro
O pesquisador francês Louis Pasteur foi o pioneiro nas pesquisas com vacinas. Ele desenvolveu a vacina anti-rábica (contra raiva, doença transmitida aos homens por animais).
Tipos de vacinas
Vacinas contra gripe, malaria, poliomielite, febre amarela, etc. A vacina serve para estimular o sistema imunológico das crianças ou dos adultos a produzir anticorpos contra as doenças.
Em 1949, Jonas Salk desenvolveu uma vacina a partir de vírus inativos (mortos), que foi testado aproximadamente 45mil crianças.
Em 1954, Albert Sabin desenvolveu a vacina atenuada contra a pólio, a primeira ser aplicada por via oral mais eficiente, pois os vírus vivos, apenas atenuados conseguem estimular melhor o sistema imune.
Imunização passiva
Consiste na transferência de anticorpos produzidos por um animal ou outra pessoa. Produz uma proteção rápida e eficiente, porem temporária, durante poucas semanas ou meses.
O tipo mais comum de imunidade passiva que ocorre através da passagem de anticorpos da mãe para o feto, através da placenta nos últimos dois meses de gestação, conferindo a criança uma boa imunidade no seu primeiro ano de vida
A imunidade passiva artificial pode ser adquirida sob três formas principais:
- imunoglobulina humana combinada;
-imunoglobulina humana hiper imune;
-sono hierólogo
Imunização ativa
Ocorre quando o primeiro sistema imune do indivíduo entra em contato com uma substancia estranha ao organismo e responde produzindo anticorpos e linfócitos T.
Esse tipo de imunidade normalmente dura vários anos ou ate o fim de vida. Pode-se adquirir imunidade ativa contraindo uma doença infecciosa ou tomando uma vacina.
Vacinas Micro
Atenuada: exemplo vacina Sabin
Inativa: morta exemplo vacina solk
Sobriedade: toxinas inativas o que causa a doença não são os microorganismo e sim os produtos microrganismo.
Peptídeos sintéticos ou carboidratos o antígeno utilizados para amenizar recombinantes de DNA.
Vacinas micro-organismos atenuados:
Eliminar patogenicidade sua característica de imunopatologia
ex:
Vacina tipo Sabin, febre amarela etc.
Vantagens: dose única proteção duradoura.
Os micro-organismos precisam estar ativos, vivos para as pontes serem processadas para passar para o retículo de MHC para ativar as células CDB.
O micro-organismo morto vai ser fago citado pela célula apresentadora de antígeno e ativar o linfócitos b, produção de anticorpos.
Desvantagens:
Risco de reversão patogenicidade, precisa ser muito bem atenuada, controlada.
A vacina de Sabin: a mesma tinha 3 mutações e o vírus conseguiu reverter essas mutações, por isso não se estimula muito o desenvolvimento desse tipo de vacina não podem ser usadas em indivíduos imune comprometidos a HIV.
Vacinas micro organismos mortos:
Usa
...