Os benefícios da Esterilização
Por: dhanifer • 4/5/2015 • Relatório de pesquisa • 319 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
Os benefícios da Esterilização
A esterilização dos instrumentos deve ser constantemente monitorizado por meios de indicadores físicos esterilizar é eliminar toda forma de vida que existe em um instrumento. Na reciclagem dos instrumentos, a fase de esterilização é fundamental, previne a contaminação do paciente e as infecções cruzadas. O profissional deve ter um conhecimento muito bem fundamentado sobre as técnicas de esterilização existentes.
O único método aceitável de prevenção a infecção cruzada transmitida pelos instrumentos é a esterilização o importante é que o local de armazenamento seja muito bem fechado.
O que pode causar se não for realizado corretamente?
Se não forem realizadas corretamente, os equipamentos, dispositivos e materiais médicos podem transmitir infecções aos pacientes, de paciente para profissionais de assistência à saúde (PASs) ou de PASs para pacientes. O departamento do hospital deve ser responsável por grande parte do reprocessamento de equipamentos, dispositivos e materiais médicos incluindo instrumentos e equipamentos cirúrgico, os PASs devem transportar, classificar, desmontar, limpar, desinfetar, inspecionar, ar condicionar, esterilizar, armazenar e distribuir os itens reprocessados.
Equipamentos, dispositivos e materiais médicos que não forem limpos, desinfetados e esterilizados podem transmitir micro-organismos para PASs e pacientes.
Qual a importância da esterilização?
A esterilização é importante através de destruir microrganismos de objetos, roupas, equipamentos e outros materiais médicos que entram em contato direto ou indireto com pacientes, evitando assim a contaminação em procedimentos cirúrgicos, curativos, ou na realização de qualquer outro procedimento e evita a transmissão de doenças entre pacientes.
Modo correto para para se fazer a esterilização
- Higienizar apropriado os artigos a serem esterilizados;
- Aquecer previamente a estufa;
- Utilizar embalagens adequadas;
- Não colocar na estufa artigos muito pesados e volumes muito grandes para não interferir na circulação do ar, as caixas não devem conter mais de 50 peças;
- Evitar sobrepor artigos;
- Marcar o início do tempo de exposição quando o termômetro marcar a temperatura escolhida;
- Evitar que o termômetro toque em algum dos artigos dentro da câmara;
- Não abrir a estufa durante a esterilização.
...