Parasitologia
Por: CMCeMJ • 29/11/2015 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1]FESAR- Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO À SAÚDE NO COMBATE AS PARASITOSES INTESTINAIS: Cryptosporidium parvum
CAMARGO, Caroline Macedo; LOBO, Eloah de Oliveira1; ARANTES, Nayza Dourado2; SILVA, Valquiria de Jesus3
INTRODUÇÃO:
A CRIPTOSPORIDÍASE é uma doença causada pelo Cryptosporidium parvum, que atinge as células epiteliais das vias gastrointestinais, biliares e respiratórias do homem.
OBJETIVO:
Orientar a população através de palestras educativas à conscientização sobre Educação Ambiental e Higiene na busca de prevenção das doenças parasitárias.
DISCUSSÃO:
Infecção causada por protozoário coccídeo, parasito reconhecido como patógeno animal. É responsável por diarréia esporádica em todas as idades, diarréia aguda em crianças e a diarréia dos viajantes. Em indivíduos imunocompetentes, esse quadro é auto-limitado, entre 1 e 20 dias, com duração média de 10 dias. Em imunodeprimidos, particularmente com infecção por HIV, ocasiona enterite grave, caracterizada por diarréia aquosa, acompanhada de dor abdominal, mal-estar, anorexia, náuseas, vômitos e febre. Esses pacientes podem desenvolver diarréia crônica e severa, acompanhada de desnutrição, desidratação e morte fulminante. Nessa situação, podem ser atingidos os pulmões, trato biliar ou surgir infecção disseminada. O homem, o gado e animais domésticos são reservatórios desse protozoário. O modo de transmissão ocorre pela via fecal-oral, de animais para o homem ou entre pessoas, pela ingestão de oocistos, que são formas infecciosas e esporuladas do protozoário.
CONCLUSÃO:
Estratégia de promoção e prevenção no combate as parasitoses intestinais, enquanto acadêmicos, nos permite perceber a grande importância do profissional de enfermagem no comprometimento com a ética e constante capacitação da população bem como dos profissionais de saúde a respeito da importância da educação ambiental e das medidas de prevenção.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias: aspectos clínicos, de vigilância epidemiológica e de controle - guia de bolso/elaborado por Gerson Oliveira Pena et al. - Brasília: Ministério da Saúde: Fundação Nacional de Saúde, 2000. 49 p.
Acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem – 4° Período – FESAR- Redenção- PA, 2014.
Prof° Orientador Esp. Anderson Brito
Parasitologia
...