RELATÓRIO AULA PRÁTICA: ESTUDO DAS AÇÕES SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA
Por: Luana Almeida • 3/10/2018 • Relatório de pesquisa • 568 Palavras (3 Páginas) • 628 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA/DOCENTE: FISIOLOGIA HUMANA/ ANTÔNIO MAIA
DISCENTE: LUANA ALMEIDA DE CARVALHO BLOCO: 2º PERÍODO
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: ESTUDO DAS AÇÕES SOMÁTICAS NA ESPÉCIE HUMANA
Teresina
2018
1. INTRODUÇÃO
O reflexo é uma sequencia de estimulo-resposta apresentada pelo corpo para mandar o controle homeostático. Muitos desses atos partem da inconsciência do individuo, como em muitos casos o reflexo é involuntário, originado de uma estimulo externo, que se caracteriza como uma proteção ou adaptação do organismo. Esses atos são comandados pela substancia cinzenta da medula espinhal e do bulbo.
Sendo esse composto por um órgão sensitivo, um aferente e eferente, sinapses, e o efetor. Para nós mamíferos, acontece no sistema nervoso central. Dessa forma, estudaremos as manifestações dos reflexos somáticos superficiais e profundas, para acompanhar como ocorrem e concluir respostas observadas.
2. OBJETIVO
Observar como o estímulo em áreas especifica no corpo humano provoca o reflexo.
3. MATERIAIS
- Martelo de percussão
- Lenço de papel
- Cadeira
- Bancada
- Bocal de Caneta
4. MÉTODOS
Utilizando uma cadeira, pedimos que um colega apoiasse seu joelho sobre a mesma a fim que o seu pé ficasse livre e relaxado. Com o tendão de Aquiles exposto, utilizamos o martelo de percussão e com uma rápida percussão no tendão observando um reflexo somático.
Ainda na mesma posição, com a ponta do bocal de caneta passamos sobre a planta do pé na região medial a lateral.
Posteriormente, utilizamos a bancada com a finalidade de o indivíduo ficar com a perna livre e relaxada. Dessa forma, identificando o ligamento patelar e observamos os reflexos somáticos em diferentes posições e suas reações, menor que 90º, 90º e maior que 90º. E como curiosidade, utilizamos a manobra de Jendrassik, fazendo o paciente agarrar suas próprias mãos, uma na outra, puxando-as vigorosamente.
Com o uso do martelo de percussão, pedimos que o colega ficasse em pé e segurando o seu braço de forma que seu antebraço ficasse livre, percutimos sobre o tendão do tríceps braquial.
E por fim, com o individuo sentado na cadeira, nos posicionamos na parte posterior do seu corpo e com a ajuda de um lenço de papel tocamos levemente a parte lateral da esclerótica. E logo após, repetimos o procedimento na córnea.
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Na atividade do reflexo do tendão de Aquiles, observou-se uma rápida flexão do pé, provocada pela contração dos músculos posteriores à perna.
No reflexo corneal, observou-se que quando toca levemente da parte esclerótica do olho o individuo responde piscando. Já na córnea, o colega piscou mais bruscamente. A diferenciação esta presente na córnea, pois a mesma tem mais terminações nervosas.
Quando utilizamos o martelo de percussão no tendão patelar, tivemos que utilizar três diferentes posições, e concluímos que no ângulo de 90º tive uma maior extensão do joelho. Já na maior que 90º teve uma baixa resposta, no menor que 90º quase inexistente. Com a manobra de Jendrassik, a resposta foi ainda mais intensa do que quando realizada sem a manobra, com a perna flexionada em ângulo próximo a 90°.
...