RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE MENTAL E SAÚDE INDÍGENA – COMPONENTE CURRICULAR TÉCNICA DE ENFERMAGEM
Por: raynnara7 • 2/5/2022 • Relatório de pesquisa • 2.201 Palavras (9 Páginas) • 1.416 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS
CETAM
RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE MENTAL E SAÚDE INDÍGENA – COMPONENTE CURRICULAR TÉCNICA DE ENFERMAGEM
ALUNA: SANDRA REGINA TEIXEIRA FALCÃO
MANACAPURU - AM
2022
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS
CETAM
Relatório de estágio na terceira etapa apresentado a coordenação de estágio no componente curricular de Estágio Supervisionado do Curso de Técnico de Enfermagem.
Considerações do Professor/ Orientador do Estágio
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professora/ Orientadora: Jomara de Lima Neves
MANACAPURU
2022
1.INTRODUÇÃO
A Atenção Básica é um importante contato dos usuários com o sistema de saúde, ela é a principal porta de entrada para o SUS, ela tem por objetivo a promoção e proteção da saúde. O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas na UBS Gaspar Fernandes, descritas abaixo, tendo a oportunidade de colocar em prática, seus conhecimentos adquiridos na teoria.
Objetivo
O objetivo desse estágio é para adquirir práticas e experiências executadas nessa etapa de estágio possibilitando no futuro professional, com aprendizado e práticas para desenvolver e aperfeiçoar todos os conhecimentos adquiridos em aulas práticas e teóricas, conhecendo o trabalho e deveres de cada profissional de área, conhecendo a realidade do trabalho desenvolvendo dentro da Atenção Básica de Saúde, o desempenho a responsabilidade com cada paciente em fazer um trabalho com excelência.
Instituição: UBS – Gaspar Fernandes
Endereço: Rua H, 1455 – Liberdade, Manacapuru – Am
Turno: Matutino
Período: 03/03 a 11/04/2022
2. Desenvolvimento
2.1 Atenção Básica
A Unidade Básica de Saúde, conhecida como posto de saúde, é um contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação como toda a rede de atenção à saúde.
Na UBS, é possível receber atendimento básico e gratuito em Odontologia, Enfermagem, Clínicos Gerais, inalação, curativos, vacinas, medicamentos injetáveis, coletas de exames laboratoriais, encaminhamento para especialidades e fornecimento de medicamentos básicos.
2.2 Saúde Mental
A saúde mental é um importante fator que possibilita a necessidade necessária para lidar com as ações negativas e positivas, com o objetivo de investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais, é essencial para um convívio social mais saudável.
CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial.
Centro de Atenção destinado a pessoas que convivem com vícios e consumos de álcool e drogas.
Os caps na cidade de Manacapuru, não tem somente a função de fazer um bom acompanhamento médico, mas também de estimular sua integração com a família e a comunidade, através de ações de programas sociais, e tratamentos com um acompanhamento especifico para cada tipo de paciente.
CAPS MAÇAROCA – É um serviço disponibilizado para tratar exclusivamente de pacientes que sofrem de transtornos mentais, neuroses graves, patologicamente psiquiátricas.
Os caps oferecem várias atividades que são realizadas pelos CAPS AD e Maçaroca, com o tratamento médico, fisioterapêuticos, atividades comunitárias, orientação, desintoxicação ambulatorial e visitas domiciliares. Também promovem atividades recreativas como: oficinas em artesanatos com materiais recicláveis, artesanatos em madeiras, rodas de conversas, palestras e momentos de lazer.
2.3 Saúde Indígena (Sesai)
É responsável por coordenar e executar a política nacional a saúde dos povos indígenas e todo o processo de estação do subsistema de atenção à saúde indígena (Sesai Sus) no sistema único de saúde.
Assistência de saúde para a população indígena é de suma importância, considerando que 304 partes dessa população está localizada em locais de difíceis acessos, as vezes com pouco contato com outras populações indígenas.
- DSEIs (distritos sanitários especiais indígenas) os polos DSEIs são a primeira referência para as equipes multidisciplinares de saúde indígena que tem o objetivo de atender grandes partes das demandas de saúde das comunidades indígenas. Os profissionais precisam estar preparados para atuar na atenção básica a saúde indígena, identificando fatores de risco, atuar preventivamente, planejar e implementar conjuntos com a equipe as ações e programas, realizar acompanhamento, supervisão e avaliação do agente indígena de saúde do auxiliar de enfermagem.
Atividades desenvolvidas
O estágio iniciou com o encontro na sede do Cetam, junto com a equipe e o preceptor onde foi repassado as informações e orientações sobre as áreas, horário e dia para a realização do estágio.
Ambientação
Realizada uma visita na UBS Gaspar Fernandes, onde podemos conhecer os setores e como funciona a unidade.
Sala de medicação
Acompanhei a técnica de enfermagem com os procedimentos auxiliando a enfermeira na troca de sonda de demora, na organização da bandeja com materiais para os procedimentos, preparação de medicação e administração de via intravenosa e endovenosa, e instruções para realização do teste do pezinho.
Coleta de preventivo
Observei a enfermeira na coleta de material para exames de preventivos das pacientes da UBS.
...